No universo da edição fotográfica, a seleção de áreas isoladas de uma foto provavelmente se trata da ação mais comumente praticada.
Há vários meios eficazes de se fazer uma seleção numa foto. Aqui vou falar sobre a ferramenta de seleção de tesoura (scissor selection tool), também conhecida como tesoura inteligente.
Em fotos onde há muitas tonalidades de cor envolvidas, a ferramenta de seleção contígua - a famosa varinha mágica - não se mostra tão eficaz, pis nesse caso, a seleção passa a invadir áreas além da região desejada dentro da foto.
Para fotos onde há um elemento nítido a ser selecionado, existe a ferramenta de seleção de tesoura. Através dessa ferramenta, sempre que você clica e arrasta o ponteiro do mouse, a seleção de tesoura tenta encontrar o ponto onde a mudança de cor ocorre bruscamente. Por isso essa ferramenta é ideal para recortar imagens onde há um contraste muito nítido e o fundo não possua elementos competindo com a imagem principal.
Bom, o que essa ferramenta faz? Basicamente a tesoura inteligente cria pontos ao redor de uma imagem, tentando detectar a borda do que o usuário estiver querendo separar na imagem. A ferramenta faz isso pela variação de cores. Através dessa variação, a seleção de tesoura tentar detectar qual é o objeto a ser selecionado na imagem. Por essa razão quanto mais contraste houver entre o fundo da foto e a área que você pretende selecionar, mais eficaz será essa ferramenta.
Assista no vídeo abaixo como utilizar a scissor selection tool - ferramenta de seleção de tesoura.
Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.
Assine nossa newsletter!
Informe seu e-mail e clique em Assinar.