terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ajustando kerning e tracking no Scribus


Olá, hoje vou falar sobre espaçamento de textos ou mais especificamente, sobre o espaçamento entre os caracteres de um texto. No linguajar tipográfico, isso é chamado de kerning e tracking. No Scribus 1.4.6, a janela de propriedades oferece a ferramenta tanto para o kerning quanto para o tracking e ambos podem ser feitos pelo controle assinalado abaixo,, localizado dentro das configurações avançadas da guia texto.



O kerning é o ajuste de espaço entre um par de caracteres específicos. Para ajustá-lo, no modo de edição do texto, basta inserir um ponto de inserção entre dois caracteres. Já o tracking refere-se ao ajuste de espaço entre um grupo de caracteres selecionados em um bloco de texto.



Removendo as linhas órfãs e viúvas


Um dos usos mais comuns do tracking é a eliminação de linhas órfãs, viúvas e enforcadas - que são problemas tipográficos bastante comuns e indesejados. A órfã é a primeira linha de um parágrafo que fica sozinha na parte inferior de uma página ou coluna. Já a viúva é a última linha de um parágrafo ou uma palavra que é impressa sozinha na parte superior de uma página ou coluna. Numa analogia com a vida real, ambas são linhas que ficaram desamparadas - no caso, do restante do texto. Uma é deixada abandonada logo no início e outra no final e por isso os apelidos de linhas órfãs e viúvas. Por fim, há também as linhas enforcadas que são sobras de um pedaço de palavra deixadas no fim de um parágrafo, após uma hifenização. Deixar tais linhas sozinhas são consideradas inaceitáveis na diagramação de qualquer publicação e devem ser corrigidas. Uma pequena mexida no tracking já é suficiente para resolver esses casos. 


Já o objetivo do kerning é criar um ritmo consistente de espaços entre todas as possíveis combinações de letras, criando uma legibilidade muito maior ao texto. Hoje com as fontes digitais, você não precisa se preocupar com o kerning. A maioria das fontes são projetadas com esse trabalho realizado e as informações de espaçamento é absolutamente preciso, vindo cuidadosamente calculadas e inseridas no próprio arquivo da fonte. É o chamado de kerning métrico e o Scribus já usa esse kerning como padrão.

Lembre-se que você só irá usar ajustes de kerning e tracking onde há uma visível necessidade, como no exemplo citado de linhas órfãs e viúvas. 


No caso do tracking aqui vai uma advertência: tome cuidado com valores negativos. E principalmente fuja da tentação de usar o tracking como ferramenta para ganhar espaço numa página. Jamais faça isso! Quando os pés não conseguem entrar dentro de um sapato, você sempre ajusta o tamanho dos sapatos e não o tamanho dos pés. Então lembre-se disso quando vier aquela vontade de esmagar um texto para fazê-lo entrar num espaço menor do que deveria.

Assista abaixo o vídeo sobre o assunto!



Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.