segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Recortando cabelos no Gimp - nível irado


Recortar cabelos numa foto é uma das tarefas mais desafiadoras que existe na área de edição. É um troço que atormenta a vida de qualquer um, seja profissional ou não. Porém, existe uma técnica extremamente eficiente, onde é possível obter resultados muito próximos da perfeição!

Sendo este um blog voltado para o software livre, obviamente estou me referindo aqui ao uso do Gimp para tal tarefa.

Em 2012 já publiquei aqui no blog um artigo falando sobre recorte de cabelos e que pode ser conferido aqui. Agora retorno trazendo um aprimoramento deste artigo publicado em 2012.

A primeira coisa que deve ser observada num recorte de cabelos é: sempre usar fotos com alta resolução. A qualidade do resultado é proporcional à resolução da foto. Se a foto estiver boa, o resultado será bom. Foto ruim, resultado ruim. Simples assim. A foto deve ser possível de se enxergar até os fiozinhos de cabelo. Esse é o ideal pra se trabalhar.



Segunda coisa, os cabelos precisam estar bem definidos na imagem. O que é bem definido? Deve haver um contraste de cor mais acentuado o possível entre o cabelo e o fundo da imagem. A foto pode até estar bacana, em alta resolução e tal, mas se no cenário de fundo houver muitos elementos que se misturam com a mesma tonalidade do cabelo, aí não tem software que vai fazer milagre desse jeito. Portanto, tenha sempre isso em mente: a situação dos cabelos é o que menos tem importância. O que manda é o fundo. Quanto mais complexo for o fundo da foto que você for trabalhar, menores são as chances do resultado ficar satisfatório. O fundo muito confuso sempre vai exigir muito trabalho de edição de sua parte e ainda assim são altas as chances do resultado ficar horrível.

Sabendo-se que a foto está com excelente resolução e havendo boa definição entre cabelos e fundo da imagem, a próxima coisa a ser verificada é se a foto possui um canal alfa. Canal alfa pra quem não sabe, significa que uma foto é capaz de ter transparência.

É possível resolver isso clicando com o botão direito do mouse na camada e selecionando a opção "Adicionar canal alfa". Se no Gimp essa opção aparecer desabilitada, é sinal que não há nada a ser adicionado, pois certamente a imagem a ser trabalhada já possui esse canal alfa. Caso queira testar essa veracidade, basta pegar a borracha e apagar alguma parte da imagem. Havendo o canal alfa, aparecerá um quadriculado na área apagada. Tal quadriculado é a maneira gráfica de indicar o fundo transparente. Esse é o canal alfa.

Resolvida essa primeira etapa, devemos criar uma cópia de camada para darmos início aos trabalhos de edição.

Basicamente, precisaremos remover toda a saturação da imagem indo no menu Cores, dessaturar e depois dessaturar novamente. Na janela de configurações de dessasturar, basta deixar selecionado o modo luminância, pois é o que dá maior contraste à foto. Feito isso é só dar ok.

Na etapa seguinte é necessário realçar o contraste entre o fundo da foto e o cabelo. A partir do menu Cores, é possível fazer isso usando a opção "níveis" ou senão "curvas”. Embora o uso da opção "curvas" seja um pouquinho mais complicado, talvez seja o que nos dê um maior controle sobre a foto.

Basicamente precisamos acentuar o máximo possível de contraste entre os cabelos e o fundo da imagem. Como cada foto apresenta uma condição diferente, não existe uma receita pronta pra aplicar no recurso de curvas ou nos níveis. É necessário, portanto, ir ajustando as opções da ferramenta, mexendo nos controles para ver até quanto dá para acrescentar de contraste, sem comprometer os fiozinhos mais finos de cabelo.

Nessa etapa o fundo da foto pode até estourar no branco e os cabelos ficarem bem escuros, pois não há problema. A situação inversa também é permitida, ou seja, o fundo pode ficar muito preto  e os cabelos muito brancos. Também não haverá problema. O objetivo aqui é acentuar o máximo que puder o contraste entre cabelo e fundo, sem sumir com os fiozinhos de cabelo.

O alvo final é deixar a modelo totalmente pintada de branco e o fundo pintado totalmente de preto. E porque isso? As máscaras de camada trabalham essencialmente com essas duas tintas - a branca e a preta. A tinta branca serve para indicar as áreas que ficarão visíveis dentro de uma máscara. Já tinta preta serve para ocultar áreas na imagem. Então um trabalho feito corretamente com essas duas cores possibilita um recorte na imagem extremamente minucioso. Essa precisão é muito bem vinda já que estamos lidando com fios de cabelo e seria impossível fazer um recorte tão preciso usando ferramentas de seleção.

Para saber como é este procedimento na íntegra e em detalhes, assista ao vídeo abaixo.




Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Canal Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.