terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Scribus: aprenda mais sobre a paleta da cores


Um detalhe que todo usuário iniciante geralmente observa ao abrir o Scribus, é que a paleta dele é bastante limitada. Trata-se da paleta padrão do software e vem apenas com as cores básicas do sistema RGB e CMYK; e mais algumas composições da cor preta. A ideia do Scribus é que o usuário crie a própria paleta de cores que pretende trabalhar para cada publicação, o que de certa forma é a alternativa correta quando se planeja um projeto gráfico.

Mas como adicionar novas cores à paleta do Scribus?

 


É bem simples. Basta ir ao menu Editar, Cores…



Será aberta a janela mostrada acima com todas as cores disponíveis para o documento que estamos manuseando e as opções que temos para a paleta em uso.

Na janela de edição de cores, além de escolher tonalidades já prontas dentre as 43 paletas disponíveis, você também pode criar diretamente as próprias cores que deseja trabalhar. Você pode obter a mistura de cor desejada diretamente dentro do mapa de cores ou se preferir valores mais exatos, pode usar os controles deslizantes de cada cor ou ainda informar entre 0% a 100% o nível de pigmentação de cada tinta para formar a cor desejada.

Se este assunto lhe interessa e deseja ter maiores informações, assista esta vídeo aula e veja como manusear adequadamente a paleta de cores do Scribus.






Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.