terça-feira, 20 de novembro de 2018

O que é a grelha de pauta e como configurá-la?



A grelha da pauta é um conjunto de linhas que servem para acomodar várias colunas de texto com distâncias de alinhamento horizontal absolutamente perfeitas e consistentes ao longo de toda uma publicação.

Uma característica dos softwares de diagramação é que os blocos de textos podem ser movidos livremente na página. Essa possibilidade de deslocamento é algo comum e na verdade, trata-se de um recurso necessário. O problema é que qualquer movimento de blocos dispostos em colunas pode ocasionar pequenos desníveis no padrão de altura das linhas de texto.






Ao configurar uma pauta para um documento no Scribus, ela permitirá que se estabeleça uma referência de alinhamento para cada linha de texto ao longo de toda publicação. Isso garante uma uniformidade visual bastante atrativa.

Por padrão a grelha de pauta fica invisível. Mas é possível visualizá-la indo no menu "Visualizar" e escolher “Mostrar pauta”.

Para que o texto passe a ficar alinhado pela pauta basta mudar a opção de entrelinhamento do texto, escolhendo a opção "Alinhar à grelha da pauta", conforme mostrado na imagem acima.

Uma vez as linhas de texto estando niveladas pela pauta, é até possível "errar" o posicionamento vertical do quadro, que o texto ainda permanecerá nivelado, pois é a pauta que estará no controle. Essa característica vale inclusive para textos com fontes de tamanhos diferentes. Essa característica do Scribus permite que você possa alinhar à pauta, textos de diferentes tamanhos numa única publicação, sem que você seja obrigado a ficar preso num único intervalo de pauta.



Então dependendo do tamanho do seu corpo de texto, é possível fazer com que ele pule 2, 3 ou 4 linhas sem problema algum. O interessante disso é que, no final, todos os textos podem fazer parte de uma mesma matriz de alinhamento dentro de sua publicação. O resultado visual é a sensação de que existe uma simetria por todo o layout de cada página e esse padrão regular transmite uma reação positiva ao cérebro, facilitando consideravelmente a leitura.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados com o espaçamento. Para evitar dor de cabeça, é possível ajustar o tamanho da pauta para um valor que melhor se adeque à sua publicação.

Para configurar a pauta, vá ao menu Arquivo, Configurações do documento, Guias.



Na seção inferior da janela é possível fazer todos os ajustes necessários na pauta, podendo inclusive alterar a cor dela. Chamo atenção para o quadro "Configurações da pauta" e o valor dentro do campo "Pauta". Geralmente o padrão é a pauta ser configurada com o valor correspondente a 120% do tamanho da fonte do texto normal. Esse tamanho garante a sensação de continuidade ao texto, de modo que durante a leitura os olhos saltem automaticamente para a linha seguinte. O cálculo é simples. Por exemplo, se na maior parte de uma publicação o corpo dos textos estarão no tamanho 10, as entrelinhas deverão ficar no tamanho 12, já que 120% de 10, são 12. Então esse será o parâmetro adequado de entrelinha a ser configurada para a pauta naquela publicação. Você também pode usar outros valores, mas o ideal é que fiquem no mínimo em 114% e no máximo em 120% do tamanho da fonte normal do documento.

Estando a pauta configurada, basta deixá-la fazer seu serviço.

CLIQUE AQUI e assista o vídeo sobre o assunto.





Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.