terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Scribus: aprenda mais sobre a paleta da cores


Um detalhe que todo usuário iniciante geralmente observa ao abrir o Scribus, é que a paleta dele é bastante limitada. Trata-se da paleta padrão do software e vem apenas com as cores básicas do sistema RGB e CMYK; e mais algumas composições da cor preta. A ideia do Scribus é que o usuário crie a própria paleta de cores que pretende trabalhar para cada publicação, o que de certa forma é a alternativa correta quando se planeja um projeto gráfico.

Mas como adicionar novas cores à paleta do Scribus?

 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

O segredo das cores no Scribus


O uso das cores é um assunto fundamental no mundo das artes e quando se fala em softwares de editoração eletrônica, o assunto ganha características ainda mais especiais. Se você já usa ou pretende usar o Scribus para produzir algum material para impressão gráfica, inevitavelmente você irá manipular cores – e aqui quando digo cores não importa se todo seu trabalho será somente em tons de cinza. Durante todo o tempo que usar o Scribus, você estará criando elementos que possuem cor, ainda que sejam em “preto e branco”.

A princípio o uso das cores pode parecer um assunto sem importância. Mas não se engane. Alguns pequenos equívocos no conceito das cores podem colocar em risco todo o seu trabalho.