Muitas pessoas desconhecem o recurso de máscara rápida (quick mask). Trata-se de uma alternativa poderosa, presente somente nos melhores softwares de edição de imagens. A ferramenta oferece ajustes extremamente precisos de máscara em áreas de uma foto, permitindo desde resultados simples até soluções mais complexas de máscara, auxiliando bastante na tarefa de montagens e demais efeitos.
Neste tutorial irei mostrar como a máscara rápida pode ser útil para criar efeitos de vinhetas nas fotos, com resultados surpreendentemente bacanas e muito fáceis de fazer.
Mas afinal, o que são fotos com vinhetas? Todos nós já vimos fotos de amigos no Facebook, Google+ e Instagram, que apresentam as bordas escurecidas com uma área central clara e arrendondada. Trata-se de uma falha, imperfeição na foto. Antigamente a vinheta era originada por películas de filmes baratos, câmeras ruins, mal programadas ou mal uso do flash. Atualmente, a vinheta natural ocorre mais frequentemente por uso de câmeras de celulares de baixa qualidade e a proximidade do flash do celular com o tema da foto. A falha provoca na imagem um foco arredondado no centro e as bordas ficam com subexposição. Esse erro fotográfico é chamado de vinheta - característica bastante comum em fotos mais antigas.
Ocorre que as vinhetas surgidas acidentalmente, como uma imperfeição, acabaram virando arte e estão na moda. O que antes era um erro, hoje são provocadas intencionalmente, seja via câmera ou via software.
Nesse artigo veremos como utilizar a quick mask para criar vinhetas artísticas bem bacanas, com o auxílio do Gimp. Neste tutorial foi usada a versão 2.8.10.
1º passo: Abra a imagem desejada no Gimp. Neste tutorial, usarei a imagem abaixo:
2º passo: Use a ferramenta de seleção retangular para criar uma seleção adjacente às bordas da imagem, deixando um espaço nas laterais, como se fosse a moldura de um quadro. Observe o procedimento na imagem abaixo:
3º passo: Clique no ícone "Liga ou desliga a máscara rápida" localizado no rodapé esquerdo da janela de imagem, ao lado da barra horizontal, conforme assinala a imagem abaixo.
Outra possibilidade de ativar a quick mask é teclando Shift+Q, ou senão, você também pode ir no menu "Selecionar > Ligar/des. máscara rápida".
Após acionada a máscara rápida, o resultado será este:
Uma área vermelha transparente aparecerá cobrindo toda área externa de sua seleção.
Esta área vermelha é a máscara. Ela indica a área da foto onde iremos trabalhar.
Com a máscara ativada, o ícone "Liga ou desliga a máscara rápida" no rodapé esquerdo da janela se transforma num quadrado com bordas vermelhas, assinalando que existe uma máscara aplicada na imagem. Serve para alertar que a região vermelha da foto não se trata de um efeito aplicado, mas sim que existe uma ferramenta de máscara ativa sobre a foto.
4º passo: Chegou a hora de fazer a mágica acontecer! Vá no menu "Filtros > Distorção > Mosaico". Aqui para a foto usada neste tutorial, usei as seguintes configurações do filtro:
Após dar OK, veja como ficou:
5º passo: Clique no botão "Liga ou desliga a máscara rápida" para desativar a quick mask e convertê-la numa área selecionada.
6º passo: Repare como a seleção segue precisamente toda a área da máscara.
Este é um dos recursos poderosos da quick mask. A partir daqui sua imaginação é o limite! Você pode, inclusive, voltar a ativar a máscara a partir dessa área selecionada e, com isso, modificar as seleções existentes atingindo outros efeitos ousados e criativos. Já imaginou quantas possibilidades esse recurso oferece?
Nesse último passo você deve ir no menu Selecionar > Inverter. Agora, vá ao menu Editar > Preencher com a cor de fundo.
Veja o resultado (considerando que a cor de fundo seja branca):
Editar > Preencher com a cor de frente (considerando que seja preta)
Editar > Preencher com textura (considerando que seja esta a textura indicada na janela de encaixe de texturas)
Veja outros exemplos:
Aqui, no 4º passo foi usado foi usado Filtro > Distorções > Onda |
Acima, a combinação de Filtros > Distorções > Retícula e depois Filtros > Distroções > Redemoinhos e marteladas. |
Aqui, a combinação de Filtros > Distorções > Retícula e depois, Filtros > Desfocar > Pixelizar... |
Filtros > Artísticos > Cubismo... |
Aqui, um dos mais simples e básicos. No 3º passo foi usada somente a desfocagem gaussiana na máscara (Filtros > Desfocar > Desfocagem gaussiana...). Daí, basta pular para o 5º passo. |
Na imagem acima, ao invés da ferramenta de seleção retangular, mencionada no 2º passo, foi usada a ferramenta de seleção elíptica. Depois, no 4º passo, Filtros > Artísticos > Cubismo... |
Nesta última imagem foi usado o Filtros > Ruído > Espalhar |
Agora repare abaixo o mesmo recurso que foi usado lá em cima, neste tutorial, sendo aplicado em outra foto. Observe que também é preciso saber trabalhar as cores e há algumas fotos "que ajudam" e os resultados acabam ficando bem melhores e mais chamativos. O objetivo deste tutorial é dar a você o caminho das pedras. O resto fica por conta de seu bom gosto e criatividade.
E então? Gostou? Deixe seu comentário. Ah e aqui vai uma dica heim! Você deve ter notado agora no final que a foto da criança ficou bem mais bacana do que a foto do barraco velho usado neste tutorial. Também pudera né? Pois então a dica é: experimente usar esses efeitos com fotos de pessoas. Certamente irão ganhar "mais vida" e farão o maior sucesso nas redes sociais!
Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.
Assine nossa newsletter!
Informe seu e-mail e clique em Assinar.