terça-feira, 29 de novembro de 2016

Homenagem: escudo vetorizado da Chapecoense



O Blog Valeu Cara deixa aqui registrado nossos sentimentos e solidariedade às famílias das vítimas do acidente aéreo com o time de futebol da Chapecoense, comissão técnica, jornalistas, tripulação e convidados que estavam no vôo trágico que caiu na madrugada de hoje (29/11/2016).

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Os dados vêm da web

Que tal uma planilha inteligente, capaz buscar, por si própria, cotações da Bolsa de São Paulo, preços de títulos públicos ou o que mais você quiser?

 

Não importa o conteúdo do site. Se os dados estiverem numa tabela na web o LibreOffice Calc busca para você!

 


Navegando na web, é muito comum você se deparar com tabelas contendo informações que lhe interessa. Praticamente todos os aplicativos da espetacular suíte de escritório LibreOffice é capaz de "ler" esses dados, oferecendo diferentes meios de organizá-los. Mas como estamos falando de tabelas, o Calc obviamente é o software que oferece algumas das ferramentas mais úteis relacionadas a esse assunto. Uma dessas ferramentas envolve um recurso pouco conhecido, porém muito interessante. O Calc pode se integrar a sites da internet e puxar informações diretamente para dentro de suas planilhas. Mas não é só isso não. O Calc encara tranquilamente não apenas dados estáticos, mas também informações que são atualizadas constantemente e é nesse quesito que as planilhas desse poderoso software pode assumir um canivete suíço de utilidades muito especiais. Uma vez no Calc, você pode incrementar esses dados do jeito que quiser.