quinta-feira, 12 de maio de 2016

Conheça o G'MIC - um sistema de filtros e efeitos extremamente poderoso para o Gimp

Turbine a sua criatividade com um dos complementos mais espetaculares para o Gimp



Atualmente há dezenas de plugins que podem ser incorporados ao Gimp. Muitos deles são uma mão na roda na hora de editar uma imagem, o que dá ao Gimp uma enorme flexibilidade. Entretanto, provavelmente nenhum dos plugins se compara ao G'MIC.

O G'MIC foi criado em 2008 pela equipe do laboratório GREYC (Groupe de REcherche en Informatique, Image, Automatique et Instrumentation de Caen). Trata-se de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Caen, na França, que desenvolve estudos na área de processamento de imagens.

Do laboratório GREYC originou o nome G'MIC que significa Greyc's Magic for Image Computing ou traduzido - Magia de Greyc para Computação de Imagem. Trata-se de uma ferramenta mirabolante de edição que oferece uma tonelada de efeitos e filtros pré-definidos, cada um dos quais podendo ser ajustados com diferentes intensidades para atender à sua imaginação. Esses ajustes disponíveis dentro de cada efeito produzem resultados bastante singulares e com uma qualidade visual de saltar os olhos. As combinações que podem ser alcançadas entre quantidade de efeitos e possibilidades de ajustes impressiona.

Além da variedade de efeitos, o G'MIC também pode ser usado com interfaces diferentes: uma ferramenta de linha de comando, um serviço web, uma interface baseada em Qt para manipulação de webcam em tempo real, uma biblioteca e finalmente o foco deste artigo - um plugin para o GIMP.


terça-feira, 10 de maio de 2016

Saiba como fazer numeração automática de páginas no Scribus



A numeração de páginas é um item fundamental em qualquer publicação que contenha várias páginas. É muito importante que a publicação traga algum elemento gráfico que informe aos leitores a numeração de cada uma de suas páginas. Numerar todas as páginas manualmente, uma a uma, quando temos um documento pequeno - de 4 até 8 páginas - é até aceitável. Mas imagine agora que temos que numerar 90 páginas. O que está envolvido aqui não é só uma questão de tempo, trabalho e atenção. É muito mais que isso. Imagine você numerar todas essas páginas manualmente, uma a uma e, depois de toda a trabalheira que isso daria, você descobrir que errou a numeração de uma delas. Imagine ainda que, depois de estar tudo pronto, você descobrir que terá que acrescentar algumas páginas ou senão remover páginas lá no início do documento. Em qualquer uma dessas situações, você teria que refazer todo o trabalho de numeração.

Quando você usa o Scribus você não precisa se preocupar com a numeração das páginas. Você pode deixar toda essa tarefa por conta dele. É muito mais prático, rápido e seguro. E acredite! É muito… mas muito simples mesmo!

Apesar de ser um recurso fantástico, a numeração automática de páginas é um recurso desconhecido por muitos usuários do Scribus.

Assista a videoaula e aprenda como usá-lo.


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.