domingo, 28 de fevereiro de 2016

Controle de estoque com o Calc


O objetivo de todo controle de estoque é oferecer condições de planejar e replanejar os produtos armazenados numa empresa.

A maioria dos sistema de controle de estoque são excelentes ferramentas. Porém, a grande maioria são softwares muito sofisticados e complexos para uma minúscula empresa ou um pequeno escritório.

A proposta dessa planilha do Calc é exatamente oferecer um controle bastante simples e básico, adequado para negócios bem pequenos.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Gimp: trabalhando com máscaras de camada

Aprenda como utilizar máscaras e crie rapidamente imagens com resultados incríveis, sem nenhuma complicação

E mais! Baixe um pacote com 54 super imagens de máscaras para você extrapolar a imaginação no Gimp


Apesar da enorme utilidade oferecida, podendo facilitar muito várias atividades de edição de imagens, a máscara é um recurso poderoso, porém pouco conhecido e explorado pelos usuários do Gimp.

O Blog Valeu Cara já publicou aqui um tutorial que usa o conceito de máscara para fazer recortes precisos em imagens de pessoas com cabelos rebeldes. Trata-se de um belo exemplo do quanto o recurso de máscara é eficaz. 

A função da máscara é isolar ou proteger áreas de uma imagem ou ainda pode ser usada para esconder ou mostrar apenas uma determinada área da foto. Além disso, ela permite que sejam adicionados filtros, efeitos, pinturas, alterações de cor, etc. Dessa forma, a máscara atua como se fosse um molde vazado, ou seja, uma camada de proteção aplicada sobre a imagem.

Com o Gimp, é possível criar e trabalhar de várias maneiras com máscaras, obtendo resultados bem bacanas.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Modelos de publicações diversas em branco


Este blog já postou aqui diversos modelos de jornais em branco, já configurados com tudo que tem direito: já nas dimensões corretas, com linhas de coluna, distanciamento de margens, enfim, no jeito para começar a trabalhar.

Agora o blog dá sequência àquela postagem, disponibilizando outros modelos em branco para outros tipos de publicações gráficas.

Talvez os menos experientes fiquem a indagar sobre qual seria a vantagem de fazer download de uma publicação em branco. Ocorre que quem trabalha com layout gráfico sabe o quanto é uma mão na roda ter arquivos, já totalmente ajustados e configurados, para os mais variados tipos de publicações.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Curriculum Vitae é com o Writer

O Blog Valeu Cara disponibiliza três modelos de currículos editáveis e totalmente elaborados dentro dos padrões e recomendações comuns dos profissionais de seleção



O Curriculum Vitae (do latim "trajetória de vida"), também chamado simplesmente de currículo ou CV, é um documento de grande importância para todo candidato que busca uma vaga de emprego. Ele traz um resumo das aptidões e qualificações da vida profissional de uma pessoa, sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, fornecendo para um empregador informações de qualificações, competência e habilidades que poderão ser decisivas para a escolha do candidato a ocupar a vaga disponível. De uma forma mais direta, o curriculum é um cartão de apresentação pessoal, descrevendo quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui.

Um bom curriculum, bem apresentável e adequadamente redigido, pode não garantir um emprego mas é, sem sombra de dúvidas, um passo importantíssimo para alcançá-lo. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a criação de um curriculum, principalmente aquelas que estão entrando agora no mercado de trabalho.

Se você faz parte desse grupo, o Blog Valeu Cara traz três modelos de currículos prontos, bastando apenas editar os campos relacionados. Os modelos apresentados são válidos para quaisquer pessoas em busca de vagas em empresas de qualquer porte ou segmento.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Texto "conta-caracteres" para ser usado na diagramação



Todo projeto de diagramação é composto por uma série que aspectos que precisam ser analisados. Qualquer diagramador no início de uma tarefa, reconhece a importância de verificar as medidas de altura e largura da publicação, a quantidade de páginas, se haverá uso de cores e a quantidade de colunas. Esses itens são essenciais para qualquer trabalho gráfico.

Entretanto há outro aspecto de enorme importância que poucos profissionais se dão conta: o cálculo de texto. Como profissionais, não podemos deixar que o redator se encarregue de moldar a matéria sem ter uma noção de início, meio e fim. Ou seja, o redator precisa saber o quanto de espaço físico ele tem disponível e qual a quantidade exata de texto é necessária para preencher um determinado espaço numa página.

Profissionalmente é impensável que primeiro a matéria seja escrita e depois o diagramador tenha que fazer “mágica” para o texto caber dentro do espaço destinado na página. Seria como solicitar os serviços de um marceneiro para fazer um guarda-roupa, sem fornecer nenhuma medida, para depois de pronto ver como encaixá-lo entre duas paredes. Sem saber qual o espaço destinado para o móvel, o marceneiro poderia fazer um guarda-roupa muito grande ou senão demasiadamente pequeno.

Claro que nenhum marceneiro profissional se submeteria a fazer tal serviço nessas condições, a não ser que fosse… um amador!

Pois bem, amadorismo é algo que ninguém quer seu trabalho fique associado, mas é exatamente isso que melhor tipifica a metodologia de trabalho de muitos profissionais da área gráfica.