quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A importância da luz e sombra na elaboração de imagens realistas

A sombra e luz aplicados a um desenho, pintura, ou mesmo uma arte vetorial realística feita no Inkscape, são elementos fundamentais para produzir o efeito de volume aos objetos.

Os valores de iluminação e sombreamento são obtivos com diferentes níveis de tons de cinza que podem ir do totalmente branco até o totalmente preto.

Acima você tem uma imagem simples que ilustra bem essa técnica. À esquerda você tem um círculo cinza, comum. Já na imagem à direita, através da variação de tons claros e escuros, criei uma ilusão ótica de volume, simulada o efeito de luz e sombra. Ao ver a imagem da direita, seu cérebro interpreta a figura como sendo de formato esférico. O que era um simples círculo virou uma esfera, produzindo uma sensação de volume, ao projetar sua própia sombra.

Na figura acima dou um passo além. Até então o que tínhamos era a transformação de um círculo numa esfera, num corpo com aparência de possuir volume, cujo resultado foi obtido apenas com a adição do recurso de gradiente radial usando o Inkscape. Mas agora, ao ganhar uma sombra projetada, a esfera deixou de estar no espaço vazio - passou a estar posicionada sobre uma superfície.

Observe que pela simples distância da sombra projetada, posso passar a mensagem que a esfera da esquerda repousa sobre a superfície e a da direita está flutuando. Na verdade tudo não passa de uma ilusão de ótica criada por elipeses, preenchimentos e desfoques no Inkscape.

Mas mesmo sendo uma ilusão, apenas por essas figuras que foram apresentadas já dá para perceber a importância que a luz e a sombra desempenham na composição de qualquer imagem.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Mapa da cidade de São Paulo - bairro por bairro


Não uma tarefa fácil escrever sobre São Paulo. A cidade é gigantesca, em todos os sentidos. Por isso mesmo é quase impossível mencionar São Paulo sem dizer nada sobre suas dimensões: é uma das maiores cidades do mundo e a maior do Hemisfério Sul. Nos 1.522,986 km² de área do município, espalham-se 11.244.369 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2010.

Gigante em cultura, gigante na gastronomia, gigante no turismo, gigante no esporte, gigante economicamente... tudo nessa cidade inspira grandiosidade. Aliás, grandiosidade que reflete-se em sua população, de gente trabalhadora e que carrega nas costas boa parte do PIB do Brasil.

É uma cidade mais que especial. Por isso mesmo o Blog Valeu Cara deixa aqui a homenagem a essa cidade e sua gente querida, disponibilizando  dois mapas geográficos vetorizados da cidade, com todos os bairros. Um, simples, apenas com as divisões geográficas da cidade e outro com o nome de cada bairro, juntamente com a respectiva delimitação geográfica dos distritos da cidade, indicados por cores.