sábado, 28 de dezembro de 2013

Brasil total: um mega pacote de arquivos vetoriais referentes ao Brasil com tudo que tem direito


+Valeu Cara traz até você um pacotão incrível de arquivos com todos os estados e cidades brasileiras

Incremente seus slides, apostilas, relatórios, artigos, trabalhos escolares ou o que mais sua imaginação mandar... Ah! ...e detalhe: tudo em vetor!

Está vendo essa figura aí acima? Pois é. Este é apenas uma rápida amostra de uma ilustração fictícia que poderia ser trabalhada com os arquivos que o Blog Valeu Cara está disponibilizando para download. Tudo em vetor, que poder ser facilmente editável em softwares como o Inkscape.

Só para você ter uma ideia, segundo o IBGE, o Brasil possui 5.570 cidades. No arquivo para download você tem o mapa de cada uma dessas cidades, dentro suas respectivas regiões administrativas (mesorregiões e microrregiões) inseridas em cada um dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Mala direta - parte 1: criando etiquetas de endereçamento


Domine o envio documentos em massa com o Writer




Este será o primeiro de um série de artigos que mostrará os principais aspectos e o conceitos de criação de malas diretas.

A utilização de mala direta é um recurso bastante eficiente, sendo usado principalmente para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos. Se no passado essa tarefa demandava uma trabalheira enorme, hoje isso se tornou muito facilitado graças à ajuda dos processadores de texto como o Microsoft Word e o LibreOffice Writer. Como este blog é focado no uso do software livre, obviamente damos preferência ao Writer – cujos recursos não deixam nada a desejar para o seu concorrente pago.

O lance bacana da mala direta está no fato de que, através de um único modelo de documento, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, de um jeito totalmente particular, independentemente da quantidade de destinatários ao qual a mesma será remetida.

Para fazermos uma mala direta, precisamos basicamente de dois arquivos: o documento principal que contém o texto para ser enviado e um arquivo que contenha armazenado um conjunto de dados capaz de suprir o documento principal com as informações necessárias.

Esse conceito de mala direta até que não é tão difícil de entender. Na maioria dos casos o maior problema consiste em fazer a coisa funcionar. Mas se você estiver usando o Writer, você pode deixar tranquilamente essa tarefa por conta dele. Quando o assunto é criar e imprimir várias cópias de um documento para enviar para uma lista de destinatários, etiquetas de endereçamento, envelopes, etc - o Writer tira isso de letra, oferecendo um leque de ferramentas extremamente úteis.

Pois bem, depois que você seguir este primeiro tutorial da série sobre mala direta e pegar o jeito da coisa, verá como é muito simples utilizar este recurso no seu dia a dia. Tão logo comece a criar suas primeiras etiquetas, perceberá o quanto o Writer é uma mão na roda quando o negócio é agilizar o envio de um documento personalizado para uma lista de destinatários.