sexta-feira, 30 de março de 2018

Criando um gráfico de velocímetro no Calc

 

O uso de gráficos no LibreOffice Calc é o melhor recurso que se tem para exibir dados e comparação de valores de maneira visualmente atraente. Gráficos oferecem ao público uma percepção quase imediata e muito mais clara e agradável das informações numéricas de uma planilha.

O Calc oferece por padrão diversos modelos de gráficos pré-definidos. São modelos de amplo uso no cotidiano, como por exemplo, barras, pizza, linhas, entre outros. O que torna o Calc tão interessante é que ele permite também criarmos outras variações de gráficos que podem ser ajustados de acordo com a necessidade de exibição de determinada informação. Um desses modelos possíveis é o gráfico que lembra muito um velocímetro ou se preferir pode chamá-lo de gráfico de ponteiro. Veja a seguir como criá-lo.


1º passo: Criando o mostrador




O primeiro passo é realizar a criação do mostrador do gráfico.

No caso, preferi usar o LibreOffice Draw para essa criação. O Draw é um excelente software de criação de desenhos vetoriais que faz parte da suíte do LibreOffice. Com ele as possibilidades de criação de qualquer tipo de desenho ou, nesse caso - um mostrador para o gráfico - são praticamente infinitas e tudo vai depender de sua habilidade artística.

Obviamente você deve criar um modelo que satisfaça os dados que serão exibidos. Para este tutorial usei um conceito básico que é dividir o mostrador em fatias com 5 escalas de cores indicativas de situações. Cada uma dessas cores determinarão qual será o veredito do valor da planilha: péssimo, ruim, regular, bom ou excelente.



Não vou me ater a mostrar como fazer a construção do mostrador no Draw porque cada uma de nossas planilhas é muito individual. O tipo de informação tratada por cada planilha e a forma de apresentá-la é extremamente variável. O mostrador que usei aqui para este tutorial é um exemplo fictício criado apenas com a finalidade de ilustrar este texto. Os dados que você quer mostrar é que irão definir como será o aspecto do seu mostrador. Não existe um parâmetro a ser seguido ou um modelo rígido e imutável a ser feito.

Mas se você quiser saber o caminho das pedras, a dica que dou é acionar a ferramenta de desenho "Formas simples" e dentro das opções que o Draw oferece, escolher "Semicírculo cheio", conforme mostra a figura abaixo.


Daí em diante caberá a você dar o acabamento desejado ao mostrador.

2º - Criando o ponteiro


Para podermos criar o ponteiro do gráfico é essencial, obviamente, que tenhamos uma planilha com dados.

a) Preparando os dados

Aqui vai uma observação importante: o valor que o gráfico irá mostrar deverá ter um limite mínimo e máximo, afinal você não vai querer ver um ponteiro descontrolado, ultrapassando as extremidades do mostrador. Por isso, fique ciente que nesse caso você não deve trabalhar com uma célula que armazene um valor de escala infinita. É, portanto, ideal trabalhar com uma célula que armazene um valor percentual - de 0 a 100.


Trabalharemos então com 3 conjuntos de valores, conforme mostra a imagem acima.

A célula B1 irá mostrar o valor principal. Apenas esse valor pode ser alterado. É ele que definirá a posição do ponteiro no gráfico. Pode ser o resultado de uma fórmula ou o que você quiser, desde que o limite mínimo seja "0" e o máximo seja "100".

A célula B2 cuidará do tamanho do ponteiro. Valor fixo, não mexa!

A célula B3 traz um valor complementar para limitar o movimento mínimo e máximo do ponteiro, de maneira a coincidir com as extremidades do mostrador. O valor deve permanecer fixo, não mexa! O objetivo é forçar o ponteiro a se manter dentro dos limites da "meia lua" do gráfico. Repare que o gráfico se baseia numa circunferência onde a volta inteira vale 200. Meia volta vale 100. Como estamos lidando com um gráfico onde o "0" será o valor mínimo e "100" será o valor máximo, precisamos complementar o valor para impedir que o ponteiro dê a volta inteira. Defini o valor do complemento para 103 para garantir que o ponteiro fique totalmente dentro dos limites do mostrador.

Aqui já temos os elementos necessários, mas antes da criação do ponteiro, vamos posicionar o mostrador de uma vez.

b) Inserindo o mostrador

Vá no menu Inserir > Figura... e selecione a imagem do mostrador, fazendo os devidos ajustes para fique no tamanho e na posição desejada.




c) O ponteiro do gráfico

O ponteiro será nada mais do que um gráfico tipo pizza. Selecione os dados das células B1 a B3 e na barra de ferramentas do Calc, clique no ícone para inserir gráfico. O Calc irá abrir o assistente. Escolha o gráfico tipo pizza e clique em Próximo >>.


Certifique-se que tudo esteja conforme é mostrado na imagem abaixo. Clique em Próximo >>.


Certifique-se que tudo esteja conforme é mostrado na imagem abaixo. Clique em Próximo >>.


Desmarque o item "Exibir legenda". Clique em Concluir.



Terminadas as configurações teremos a imagem abaixo.




Agora precisamos fazer alguns ajustes no gráfico. Selecione a opção "Área do gráfico".


Faça o ajuste para que a área fique transparente, como mostra a imagem.



Selecione a Série de dados 'Coluna B' e clique no botão "Formatar seleção".



Na aba "Opções" ative a opção "Sentido horário" e o ângulo de saída em 180° como mostra a imagem abaixo.



Agora selecione somente a fatia azul do gráfico e use o painel lateral do Calc para definir o preenchimento como "nenhum".

Selecione a fatia amarela e faça o mesmo.

Por fim, selecione a pequena fatia laranja e defina o preenchimento para a cor preta. O resultado visível será somente um pequeno filete preto conforme visto na imagem abaixo. Na verdade é só o que sobrou do gráfico tipo pizza. É esta pequena fatia preta que será o ponteiro do gráfico de velocímetro.



Agora sobreponha o ponteiro na base da figura do mostrador, conforme mostrado abaixo. Finalize os ajustes necessários de tamanho e posicionamento. O ponteiro deve fazer o movimento de giro sobre o mostrador de maneira totalmente simétrica.


O gráfico está pronto! Qualquer mudança no valor na célula B1 implicará numa nova posição do ponteiro.

Caso queira fazer o download dos arquivos usados neste tutorial, clique no botão abaixo.

Clique aqui para baixar


Indo ainda mais longe!


Existe ainda um último ajuste interessante que você pode fazer tornando seu gráfico ainda mais bacana e com um resultado mais fiel. Para isso basta adicionar um fator de correção e criar um fórmula para variar o valor do complemento, tornando esse valor auto ajustável conforme o valor principal é alterado.

Lá no meio deste artigo eu disse que nosso gráfico se baseia numa circunferência onde a volta inteira vale 200. Pois bem, adicione essa informação ao Calc para que ele possa adequar mais precisamente a posição do ponteiro do gráfico.




Feito isso, basta transformar a célula B3 na seguinte fórmula: =B4-B1-B2

Faça essa modificação e observe como o ponteiro ficará muito mais preciso!

Então é isso. Espero que este tutorial seja útil. Até mais!


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.