quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A roda de cor do Scribus


Além da paleta de cores, ainda há outra ferramenta muito poderosa existente no Scribus e que pode nos auxiliar tremendamente no trabalho com as cores. É a roda de cor. Ela é acessível a partir do menu Extras, Roda de Cor.

A roda de cor, também chamada de círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada em diversas áreas, como moda e decoração por exemplo. Nas artes gráficas ela pode e deve ser utilizada para auxiliar na integração entre diferentes cores ou tonalidades aplicadas dentro de uma publicação.

Trata-se de uma ferramenta de enorme utilidade e que traz uma gradação tonal de vários grupos de cores primárias, secundárias, terciárias, etc, dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.

 



Portanto, a primeira função da roda de cor é mostrar a relação de fluidez entre duas cores, ou seja a modificação gradual de matizes.


A segunda função é fornecer um recurso extremamente útil porque no caso do Scribus, você pode ter essa ferramenta sempre à mão para te ajudar a criar uma combinação harmônica de cores incríveis e perfeita, que muitas vezes você jamais sonharia fazer, facilitando, e muito, o seu trabalho.


Você pode, por exemplo, trabalhar dentro de seis esquemas de cor e o Scribus irá oferecer variações da cor base que você escolher. A ferramenta irá exibir um esquema de cor único e artisticamente harmônico para você trabalhar com ele dentro de uma publicação.

Para você entender melhor sobre o assunto, assista a vídeo aula abaixo e veja o que faz cada esquema de cor.







Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.