terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Uma mega planilha para orçamento doméstico que vai ti ajudar a sair do vermelho





Atenção: a planilha oferecida aqui possui extensão *.ODS e deve ser aberta e manuseada no LibreOffice Calc, versão 5.0 ou superior.

Para saber mais sobre o LibreOffice, acesse:
pt-br.libreoffice.org/




2016 e 2017 foram dois anos que o bolso do brasileiro passou por um perrengue terrível! A saída da crise nunca é fácil, mas para arrumar as contas de casa e começar a economizar para alcançar objetivos na vida, o primeiro passo a ser dado é um orçamento doméstico: tudo deve ser anotado, despesa por despesa, dia a dia, mês a mês.

10 em cada 10 pessoas que saíram do sufoco e hoje estão com a vida controlada são unânimes em afirmar sobre a importância de se anotar cada despesa, centavo por centavo.

Pensando nisso o Blog Valeu Cara dá uma ajudinha com uma planilha que irá permitir que você controle seus gastos e tornar seu bolso muito mais tranquilo. Trata-se de uma das mais complexas planilhas desenvolvidas e oferecidas por este blog e, talvez, uma das mais completas planilhas de orçamento doméstico disponíveis na internet.



A planilha é dividida em 16 abas, cada qual servindo a um propósito específico.

Orçamento: o objetivo aqui é que se lance uma previsão de todo o seu rendimento juntamente com uma previsão dos seus gastos mensais. Note que nesta planilha você NÃO IRÁ LANÇAR gastos reais já ocorridos. Você irá lançar aquilo que imagina, ou seja, de janeiro até dezembro você irá fazer um cálculo estimado do quanto prevê que irá arrecadar e o quanto acredita que irá gastar em cada item, mês a mês.

Janeiro - Dezembro (12 planilhas): essas 12 planilhas servem para fazer o lançamento exato de todos os gastos de cada mês. Cada planilha foi desenvolvida para armazenar até mesmo os pequenos gastos do dia a dia, como despesas com cafezinhos ou aquele picolé depois do almoço. Tudo passa a ser contabilizado. As planilhas também permitem o registro de pagamento de contas fora do mês de referência, o que proporciona um controle financeiro muito mais eficaz.

Consolidado: esta planilha oferece uma visão analítica de todos os gastos, mês a mês, no decorrer do ano.

Orçado X Realizado: aqui ficam reunidos os totais dos gastos efetivados, juntamente com os valores que foram orçados na planilha orçamento.

Infográficos: é a cereja do bolo. Esta planilha traz, em forma de gráficos, dezenas de informações úteis, permitindo que você tenha uma ampla gama de dados visuais sobre sua saúde financeira. Os gráficos permitem analisar não só os resultados de toda a sua economia doméstica, mas também oferecem uma visão para diferentes tipos de problemas. A primeira grande vantagem desta planilha é que ela proporciona uma imagem muito mais agradável de todos os dados que você inseriu e da série histórica de registros. Com gráficos fica mais fácil perceber o comportamento de cada um dos seus gastos ao longo dos últimos meses. Você poderá saber, por exemplo, se suas despesas estão aumentando ou diminuindo, e até identificar alguma sazonalidade, ou seja, os meses em que um determinado tipo de gasto tende a ser mais fraco ou mais forte.

Usando cada planilha


Orçamento



Conforme já explicado acima, a planilha orçamento é para que você lance uma previsão de gastos. Não se trata de gastos reais, mas sim aquilo que você imagina que irá gastar em cada mês para cada item.

A. Comece informando o saldo inicial que terá seu orçamento.
B. Informe, de janeiro até dezembro, quanto você prevê que irá receber.
C. Informe, de janeiro até dezembro, quanto você prevê que irá gastar em cada item.

Esta planilha sozinha já poderá lhe fornecer uma boa noção do quanto você terá em mãos no decorrer do ano e do quanto poderá gastar.

Janeiro - Dezembro


No conjunto de planilhas de janeiro a dezembro você deverá adicionar seu salário mensal e todos os seus gastos dentro do respetivo mês, inclusive os pequenos gastos diários.

A. Informe o saldo inicial que você tem disponível em sua conta corrente, cartão de crédito, dinheiro e vale. Observe que o saldo inicial do seu cartão de crédito não se trata do limite de crédito. É apenas caso tenha créditos a receber, ou seja, valores pagos a maior para serem descontados em compras futuras no cartão. O valor disponível em conta corrente não deve ser considerado cheque especial. O saldo inicial só precisará ser informado no mês de janeiro. Dos meses de fevereiro em diante a própria planilha se encarregará de verificar o saldo restante do mês anterior.

B. Selecione o tipo de movimento. A coluna usa os códigos da planilha orçamento.

C. Informe o mês/ano de referência se for o caso. Esta coluna é útil, por exemplo, para informar pagamentos de contas atrasadas, cujo vencimento ocorreu em mês anterior. Dessa forma, ao informar o mês e ano de referência você pode ter um maior controle e registro de quais contas atrasadas foram efetivamente pagas.

D. Informe a data de vencimento, se for o caso.

E. Informe a data de pagamento.

F. Aqui você tem um campo livre para informar maiores detalhes sobre o que está sendo pago.

G. Valor pago.

H. Informe através de qual conta está sendo pago aquele gasto? Conta corrente, cartão de crédito, dinheiro ou vale?

Nota: é importante que você lance todos os seus gastos, até mesmo os pequenos gastos diários, como um cafezinho, um lanche, picolé, etc.

Consolidado


Esta planilha é apenas para visualização de dados. Ela traz uma visão analítica de todos os gastos realizados, mês a mês.

Orçado X Realizado


Esta planilha é apenas para visualização de dados. Traz um comparativo de todos os gastos juntamente com os valores que foram orçados inicialmente.

Infográficos


Infográficos é uma planilha especial que permitirá analisar todos os resultados de sua economia doméstica, oferecendo uma visão para diferentes tipos de problemas envolvendo seus gastos e trazendo meios para que você possa controlar seus gastos e começar a guardar dinheiro.




TOP 5 DESPESAS: Descubra quais são as 5 maiores despesas que você possui atualmente e o quanto somente essas 5 despesas influenciam no seu bolso. No exemplo da figura acima, o gráfico mostra que as 5 despesas comprometem 67% dos ganhos.




SITUAÇÃO FINANCEIRA: Sem firulas, o gráfico em forma de ponteiro mostra sua situação financeira atual. Quando mais o ponteiro se deslocar para a área esverdeada, melhor será sua situação. Caso o ponteiro do gráfico se desloque para a área vermelha é sinal de alerta, pois é necessário que se adote medidas urgentes nos seus gastos! A linha pontilhada indica o limite máximo que você pode gastar. O ponteiro abaixo dessa linha indicará que você está gastando mais do que arrecada. Em outras palavras, você está usando suas economias para pagar despesas e indo para o buraco financeiro.




INDICATIVOS DE SEGURANÇA: Dois gráficos em forma de ponteiro mostram indicadores de segurança financeira. Outros dois gráfico mostram o quanto representam tais indicadores dentro do total. No primeiro gráficos é exibido o quanto você tem de reservas financeiras. O segundo gráfico mostra o nível de gastos invisíveis.

O que são gastos invisíveis?

Trata-se de gastos que você dificilmente enxerga dentro de um planejamento financeiro. Geralmente todos nós sabemos quanto pagamos de luz, água, prestação do carro, etc. Mas e aqueles pequenos gastos? Se você tomar um ou dois cafezinhos por dia e gastar somente 3 reais, no final de um ano você terá gasto mais de 1000 reais. É como se no final do ano desaparecesse um salário mínimo do seu bolso. Se consideramos somente de segunda a sexta, mesmo assim você terá gasto mais de 700 reais ao ano. Esses são os gastos invisíveis. O dinheiro simplesmente some e você não faz ideia para onde foi. Isso porque raramente você contabiliza tais gastos.





RECEITAS X DESPESAS: Gráficos mostram, mês a mês, tudo que você arrecada e tudo que você gasta. Linhas de valores médios ajudam você a visualizar se as despesas estão sob controle e uma linha de tendência irá revelar se suas despesas estão progredindo para diminuírem ou aumentarem.



 
META DE GASTOS: Um pequeno conjunto de dados que reúne informações super especiais. A primeira parte da tabela mostra os valores de gastos invisíveis e uma previsão do impacto no seu bolso que esses gastos terão nos próximos 10 anos. A segunda parte oferece uma meta mensal para guardar dinheiro e o quanto seria a economia prevista para 10 anos, caso a meta seja fielmente cumprida mês a mês. Você pode usar parte dessa meta para pagar dívidas antigas e também para aprender a guardar dinheiro. Portanto, a tabela é ideal para você planejar a viagem dos seus sonhos, pagar a faculdade ou até já ir pensando na casa própria. E acredite, é possível! A terceira parte da tabela mostra qual a sua realidade atual. Isso ajudará você a fazer comparações e ver quais áreas de sua vida financeira necessitam de ajustes.




DESPESAS POR GRUPO: Este gráfico lhe dará um visual claro e específico para onde vai seu dinheiro. Observe que no exemplo acima, mas da metade de toda a arrecadação tem sido gasto com alimentação. Obviamente que alimentação é um gasto essencial, mas neste caso já pode ser um típico exemplo onde há um excessivo gasto com bobagens alimentares.




A DANÇA DOS GASTOS: Gráfico que mostra como cada item mexe mensalmente no seu bolso.




METAS DE ECONOMIA X CONSUMO: Três linhas desse gráfico indicam como tem comportado os seus gastos dentro do valor arrecadado mensalmente, e uma linha tracejada indica o limite máximo de gastos sugerido.




ORÇADO X REALIZADO: 10 gráficos mostram o quanto você orçou para cada item de consumo e quanto foi o gasto efetivo em cada mês.

Então é isso!

Para fazer o download da planilha, basta clicar no botão abaixo. Lembrando mais uma vez que a planilha é aberta pelo LibreOffice Calc versão 5.0 ou superior. Se você não possui o LibreOffice é necessário fazer o download.

A planilha é totalmente bloqueada para impedir que campos que contém fórmulas sejam apagados por acidente. Apenas os campos passíveis de preenchimento estão liberados. Mas nada impede que você desbloqueie a planilha para corrigir problemas ou acrescentar melhorias. Para desproteger a planilhas, dentro do LibreOffice Calc, basta ir no menu "Ferramentas", "Proteger planilha..." e desmarcar a opção "Proteger esta planilha e o conteúdo das células protegidas". Entretanto não recomendo que faça isso, a não ser que você saiba muito bem o que esteja fazendo.

De qualquer forma, espero que a planilha seja útil e que lhe traga bons resultados. Bom proveito!

ATUALIZAÇÃO:

18/02/2018 - Corrigido bugs detectados em fórmulas.


Clique aqui para baixar


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.