segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Gostosuras ou travessuras?


Entrando na onda do Halloween, aí vai uma imagem de uma abóbora sinistra, com fundo transparente e com três camadas. Ideal para foto montagens e outras edições no Gimp. Use sua criatividade!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Mude a interface do Gimp para um visual moderno e profissional



O Gimp é um software fantástico que oferece uma quantidade impressionante de recursos e configurações. Apesar de sua altíssima qualidade como software de edição de imagens, muitos usuários (inclusive eu) consideram que a sua interface não ajuda muito. Os ícones muito bem desenhados e multi coloridos da caixa de ferramentas até que são bonitinhos, mas passam a sensação de um aplicativo obsoleto, quase infantil.

Embora esse visual retrô não interfira em absolutamente nada nas funções do programa, a interface padrão do Gimp indiretamente pode transmitir uma ideia de software amador.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Média, desvio e erro padrão no LibreOffice Calc

Veja como o poderoso LibreOffice Calc ajuda você a esmiuçar esse assunto

 

Insira os dados e visualize os resultados em um gráfico de margem de erro

 



A área da estatística costuma ser um verdadeiro pesadelo para quem estuda matemática. Sozinha, a palavra "estatística" já causa calafrios em muita gente.

O fato é que a estatística faz parte nosso cotidiano. Vamos a um exemplo. Quanto um determinado modelo de automóvel gasta, em média, de combustível? Qual tem sido seu gasto médio na conta de luz? Em média, qual o tempo de viagem da cidade 'x' à cidade 'y'? Quantos produtos, em média, você vende por mês?

Pois então, quem nunca se deparou com perguntas desse tipo?

De um modo geral, respondemos a tais perguntas na base do chute. Mas e se for preciso dar uma responta exata. Você saberia?

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Exclusivo! Paleta com 100 cores CMYK para o Scribus



Todo usuário iniciante ao começar a explorar Scribus, uma das primeiras descobertas que faz e que lhe chama a atenção é que a paleta de cores desse software, que vem habilitada por padrão - chamada de "Scribus Basic" - é bem pobre. Basicamente ela vem com apenas as três as cores primárias RGB e oito cores CMYK - ciano, magenta, amarelo, branco, preto de registro e outros três tons de preto chapado. Muito limitada! Até quebra o galho num trabalho simples, mas a ausência de mais cores inviabiliza seu uso em qualquer trabalho mais sofisticado. A não ser que o usuário tenha a iniciativa de criar as próprias cores que necessita.

Essa é a ideia do Scribus: que o usuário crie suas próprias cores. De fato, essa particularidade não só é bem vinda como é o procedimento correto. O problema é quando o nosso cérebro entra em modo de piloto automático - fato frequente nas artes gráficas, principalmente quando o cansaço mental começa a tomar conta e não conseguimos pensar numa tonalidade de cor adequada para o fundo de um título ou box. É nesse momento que ter à nossa disposição uma paleta de cor já pronta vem bem a calhar.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Scribus: caindo nas garras das réguas e guias


Um dos maiores desafios da diagramação é você ter que encarar uma página totalmente em branco e só de saber que terá que distribuir de forma organizada, textos, fotos e outros elementos gráficos nessa página, já dá um certo friozinho na barriga.

A pergunta é: como posicionar objetos na página com precisão, de maneira que tudo fique organizado? O Blog Valeu Cara já mostrou aqui neste vídeo que a ferramenta de alinhar e distribuir do Scribus quebra um galhão. Mas ela tem suas limitações e não faz milagre. Por isso, o Scribus nos oferece outras ferramentas que são extremamente eficazes.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Arte vetorial: um super carro esportivo produzido no Inkscape



A imagem que ilustra este artigo é um conceito artístico do automóvel esportivo Koenigsegg Agera. Cada detalhe da imagem foi totalmente produzido e finalizado no Inkscape. Trata-se 100% de desenho vetorial - criado por mim, Luiz Rezende, o autor deste blog.

As características de um desenho com esse nível de detalhamento nos mostra o quanto o Inkscape é poderoso!