domingo, 25 de setembro de 2016

Perfis ICC: você ainda vai precisar deles



Quem nunca imprimiu uma imagem que no monitor aparecia com tonalidades de cores bacanas e no papel saiu outra cor completamente diferente? O que ocorre é que cada dispositivo possui um jeito diferente de interpretar as cores. Isso sempre foi um problema na indústria gráfica.

É aí que entram os perfis ICC. São eles os responsáveis por tornar as cores de impressão as mais fiéis possíveis ao que você vê no monitor.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Scribus: conheça o poderoso recurso de alinhar e distribuir



O alinhamento é um dos princípios fundamentais da diagramação. Ele serve para dar coesão aos elementos numa página. Mesmo quando vários objetos estão separados uns dos outros, se alinhados, haverá uma conexão invisível entre eles, oferecendo ao leitor a ideia de que eles fazem parte de um mesmo grupo de elementos. Ao estabelecer um alinhamento, todos os elementos gráficos (texto, imagens, títulos, intertítulos) devem estar estabelecendo uma harmonia no material que você estiver produzindo.

Expanda as funcionalidades do Gimp com o FX Foundry


Uma das melhores características do GIMP é que existe uma disponibilidade imensa de plugins, scripts, extensões e muitos outros recursos que podem ser agregados ao software. Graças a tais ferramentas extras, você pode ampliar significativamente a funcionalidade do programa.

Aqui no Blog já falei sobre o G'MIC que é uma ferramenta de arrasar! Hoje será a vez do FX Foundry.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Inserindo e trabalhando com imagens no Scribus



A inserção de imagens trata-se de um procedimento absolutamente comum na etapa de criação de qualquer trabalho gráfico. No caso do Scribus, essa tarefa é muito simples e intuitiva. Aliás, é tão fácil que parece não haver razões que justifiquem uma video aula sobre o assunto.

Todo o trabalho para inserir imagens pode ser explicado em dois ou três passos sem maiores segredos. Qual então seria o fundamento de um vídeo para explicar algo que é tão fácil?