sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Aprenda a fazer o efeito "mini planeta" no Gimp


Você já ficou intrigado ao ver aquelas fotos que parecem que toda a paisagem se transformou num planeta em miniatura?

Este tutorial irá tirar as suas dúvidas, desde a escolha da imagem ideal até a finalização do seu planetinha usando o software Gimp. Todos os passos são explicados detalhadamente.

Se você tiver um pouco mais de habilidade com o Gimp, é possível produzir alguns resultados muitos interessantes e bem criativos usando uma série de outros efeitos e aplicação de imagens sobrepostas. Entretanto, para este tutorial não será utilizado grandes técnicas de edição. O que será explicado é o princípio básico da criação do mini planeta.


domingo, 14 de agosto de 2016

Crie um efeito de esferização realístico de arrasar!



Você já deve ter visto fotos com o efeito "esferizar" produzido nos melhores softwares de edição de imagens. Mas garanto que nada é igual ao efeito equivalente proporcionado pelo Gimp, como se vê na imagem acima.

É bem verdade que o Gimp não oferece nenhum efeito ou filtro com o nome de "esferização" - algo que desaponta muitos usuários aprendizes que buscam encontrá-lo dentro do menu "Filtros" e em "Distorções". Ocorre que a esferização não está lá. Aliás, nem adianta percorrer com o mouse a série de filtros do Gimp que você não irá encontrá-la. Ou melhor dizendo, não com esse nome. É aí que está o segredo.

O Gimp é uma ferramenta fantástica! Disso não tenho a menor dúvida. Mesmo que alguns críticos apontem a falta de algum recurso importante, isso não é suficiente para tirar os méritos do software. As ferramentas que ele já oferece, de forma totalmente livre, já são suficientes para fazê-lo brilhar. É por isso que parte das críticas apontadas ao Gimp geralmente são oriundas de pessoas que o desconhecem completamente ou mal exploraram seus recursos. O efeito que será abordado neste tutorial - a "esferização" - fornece um bom exemplo disso. Muitos já criticaram a suposta "ausência" desse recurso no Gimp.

Porém, o fato de muitos não encontrarem uma ferramenta desejada não significa que ela não esteja lá. Ela apenas precisa ser encontrada. Pois bem, a verdade é que o Gimp não só oferece o recurso de esferização, como o resultado é de arregalar os olhos - muito superior ao efeito produzido por outros softwares do gênero, cujo melhor resultado nada mais é do que uma imagem estática sobre um plano fixo, apenas possuindo a aparência de uma esfera volumétrica. Seria algo mais ou menos como se vê abaixo. Muito diferente da imagem do início deste artigo não é mesmo?


O Gimp, entretanto, vai bem mais longe que isso. Como ele podemos criar uma esfera giratória e rotacioná-la sob os eixos X, Y e Z, girando-a livremente da maneira como bem quisermos, como um globo em 3D. E ainda aplicar efeitos de iluminação. É para extrapolar a criatividade de qualquer um! Vamos ver agora como isso funciona.


sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Banco de dados "Obreiro" - atualizações



O Obreiro é um banco de dados totalmente construído no LibreOffice Base e lançado aqui no blog em 29 de abril de 2016.

O objetivo do banco de dados Obreiro é ajudar a gerenciar os membros de cada igreja e suas congregações pelo computador, com todas as ferramentas e recursos que a suíte do LibreOffice tem a oferecer.

Para obter informações detalhadas sobre o Obreiro, CLIQUE AQUI.