sexta-feira, 29 de abril de 2016

LibreOffice Base: conheça o Obreiro - o banco de dados livre para igrejas



Com o objetivo de facilitar a administração de pequenas igrejas evangélicas, o Blog Valeu Cara lança o Obreiro. Trata-se de um banco de dados que este blog resolveu dar um nome bem conhecido nas igrejas, sendo construído no LibreOffice Base.

O termo "Obreiro" é associado a uma pessoa que trabalha numa "obra", servindo a uma determinada tarefa ou objetivo. Dentro das igrejas, obreiros são pessoas que tem a finalidade de servir ao reino de Deus. Trata-se de pessoas designadas para a tarefa de auxiliar o pastor. Por isto este banco de dados recebeu este apelido, pois também possui a missão de ajudar no trabalho pastoral. O objetivo do banco de dados Obreiro é ajudar a gerenciar os membros de cada igreja e suas congregações pelo computador, com todas as ferramentas e recursos que a suíte do LibreOffice tem a oferecer. Aliás, cá entre nós, recursos é que não faltam no LibreOffice.

Um diferencial entre esta ferramente e softwares similares é que o Obreiro não é um banco de dados rígido, todo engessado, em que a igreja precisaria se adequar a ele. Nada disso! O Obreiro foi planejado especialmente para adequar-se à realidade de qualquer igreja, possuindo uma estrutura de funcionamento muito simples e intuitiva, onde sua fácil navegação se torna bastante facilitada pela organização que o LibreOffice Base oferece.


Feito para pequenas igrejas evangélicas



Toda estrutura do banco de dados foi pensada de maneira a apresentar-se da forma mais neutra ou ecumênica possível, isenta de influências eclesiásticas. Dessa maneira, este banco de dados pode ser imediatamente usado por qualquer igreja do jeito como ele é. Cada registro solicita os dados que são realmente relevantes, sem excessos, tornando a tarefa de realizar todos os cadastros numa experiência rápida, coesa e objetiva, sem se tornar uma atividade extenuante.

Seu sistema cadastral não agregou dogmas denominacionais, linhas teológicas, tendências e nenhuma característica particular da igreja A ou B. Caso alguma igreja sinta falta da abordagem de algum tema ou certos conteúdos nos cadastros, o Obreiro também permanece como uma ferramenta plenamente flexível, podendo ser incrementado por qualquer igreja, de forma a assumir características únicas no gerenciamento de todos dos membros dessa igreja.

sábado, 2 de abril de 2016

Exclusivo! Mais de 60 gabaritos de etiquetas para você imprimir de tudo...

  • Material completo! Todos (ou quase todos) os modelos de etiquetas imprimíveis (ink jet + laser) da Pimaco à sua disposição! 

  • São muitos arquivos! Num só clique, os gabaritos com mais de 60 modelos prontos para uso.

  • Todas as etiquetas formatadas para o espetacular LibreOffice Writer... é só preencher e imprimir!


O Blog Valeu Cara já forneceu, por diversas vezes, vários gabaritos de etiquetas da Pimaco. Aliás, gabaritos de etiquetas sempre estiveram entre os itens mais pedidos pelos leitores aqui do blog. Como a Pimaco é a fabricante brasileira líder neste segmento e como muitos leitores referem-se às etiquetas dessa marca, nada mais justo e óbvio do que usar os modelos da própria Pimaco para atender aos pedidos dos leitores.

Além do mais, os arquivos fornecidos também suprem modelos de outros fabricantes, cujas especificações venham a ser idênticas.

Agora o Blog Valeu Cara traz um mega pacote dessas etiquetas. Ao todo são mais de 60 modelos disponíveis.