quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Os dados vêm da web

Que tal uma planilha inteligente, capaz buscar, por si própria, cotações da Bolsa de São Paulo, preços de títulos públicos ou o que mais você quiser?

 

Não importa o conteúdo do site. Se os dados estiverem numa tabela na web o LibreOffice Calc busca para você!

 


Navegando na web, é muito comum você se deparar com tabelas contendo informações que lhe interessa. Praticamente todos os aplicativos da espetacular suíte de escritório LibreOffice é capaz de "ler" esses dados, oferecendo diferentes meios de organizá-los. Mas como estamos falando de tabelas, o Calc obviamente é o software que oferece algumas das ferramentas mais úteis relacionadas a esse assunto. Uma dessas ferramentas envolve um recurso pouco conhecido, porém muito interessante. O Calc pode se integrar a sites da internet e puxar informações diretamente para dentro de suas planilhas. Mas não é só isso não. O Calc encara tranquilamente não apenas dados estáticos, mas também informações que são atualizadas constantemente e é nesse quesito que as planilhas desse poderoso software pode assumir um canivete suíço de utilidades muito especiais. Uma vez no Calc, você pode incrementar esses dados do jeito que quiser.



Digamos que você tenha interesse em acompanhar a variação do preço de uma linha de produtos anunciados na internet. Você gostaria de incrementar essas informações com gráficos, cálculos, comparações e pesquisas pessoais. Para isso, você precisa que os dados estejam numa planilha do Calc. Ao invés de você sair digitando nas células cada uma das informações, deixe que o Calc faça esse serviço! Basta seguir as instruções abaixo. Neste exemplo estarei usando informações de cotação do Real em relação às moedas de outros países.

1. Copie (Ctrl+C) o endereço completo da página na web onde estão os dados que você deseja importar para o Calc.



2. Abra o LibreOffice Calc e no menu "Planilha" selecione a opção "Vincular a dados externos...".


3. Irá abrir a janela "Dados externos". No campo "URL da fonte de dados externa" cole (Ctrl+V) o endereço da página da web e tecle ENTER.



4. Aguarde alguns instantes para que o Calc faça o reconhecimento do site. Após aparecer a janela "Opções de importação" marque a opção "Automático" para o idioma de importação e, caso interesse, ative a opção para detectar números especiais. Depois bastar da OK. 



5. Dentro do quadro "Tabelas e intervalos disponíveis", o Calc irá listar o conteúdo da página que está disponível para importação. Na maioria dos casos, os dados desejados estarão no item "HTML_tables". Esse item indica que o Calc reconheceu a existência de informações dentro de uma tabela. Caso essas informações sejam atualizadas várias vezes ao dia, você pode ativar a opção de atualização dentro de um intervalo de segundos. O Calc então fará novas consultas à página da web, dentro do período indicado, atualizando os dados da planilha com as informações mais recentes.


Atenção: enquanto o Calc faz consultas na web, ele ficará "congelado" por um tempo, cuja característica é ficar com sua interface cinzenta e escurecida, conforme mostra a imagem ao lado. Ele não travou. Apenas está ocupado. Aguarde alguns segundos para que as informações da web sejam devidamente carregadas. O tempo que o Calc permanecerá "congelado" dependerá da velocidade de sua conexão com a internet e o tamanho do download dos dados. Isso nos leva a um detalhe importante. Caso você ative uma atualização para poucos segundos, a tendência é que o Calc fique sucessivamente "ocupado" por muito mais tempo do que você gostaria. Por isso, minha recomendação é que você não use atualizações com intervalos inferiores a 1200 segundos.


6. Após selecionar o item HTML_tables e dar OK, aguarde alguns segundos e pronto! Os dados estarão carregados na planilha. Agora você pode editá-los como quiser. Uma dica importante é que você sempre use uma planilha para importar os dados e outra para reproduzir e editar esses dados.


Agora que você já sabe como usar esse recurso, vamos ver dois exemplos bacanas de planilhas editadas a partir dessa ferramenta. No primeiro exemplo você poderá acompanhar a cotação de 10 ações da Bolsa de Valores de São Paulo.

Os dados da planilha são importados do site do Yahoo! Finanças cujo arranjo e apresentação dessas informações é bem mais "amigável". Na figura abaixo você pode perceber que a planilha do Calc, já editada com fórmulas e formatações, mostra os dados fiéis quando comparada ao site oficial da Bovespa.

Outra característica bacana é ver o recurso de formatação condicional do Calc em ação. Ele assinala as ações em alta e em baixa através de cores e ícones de setinhas dentro de cada célula.


Você pode fazer o download dessa planilha de cotações da Bolsa de São Paulo, editada pelo Blog Valeu Cara, clicando no botão abaixo.

Clique aqui para baixar


Outra planilha editada por este blog é de preços e taxas de títulos públicos. Se você quiser saber mais detalhes sobre o que é isso, recomendo uma pesquisada no Google.


Para fazer o download da planilha, clique no botão abaixo:

Clique aqui para baixar


Ao abrir qualquer uma das planilhas irá aparecer o aviso abaixo. Clique em SIM para que os dados sejam atualizados.


Aqui é necessário fazer um alerta importante! Os dados exibidos nas planilhas podem ter um atraso de 20 minutos. Essas planilhas que estão sendo fornecidas para download possuem apenas valor didático ou informativo. Jamais deverão ser usadas com finalidade comercial ou de consultoria.

Por fim, nunca é demais lembrar que essas planilhas são do LIBREOFFICE CALC. Não adianta fazer o download e querer abrir em outro aplicativo como no Excel, por exemplo. Não vai rolar. É preciso usar o Calc.

Se você é usuário do Windows ou Mac OS X, faça aqui o download gratuito do LibreOffice.

Se você é usuário do Linux, provavelmente você já tem o LibreOffice instalado. Se não tiver, basta baixar pela loja de aplicativos de sua distribuição.

Espero que este artigo seja útil. Até a próxima!




Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.