quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Scribus: caindo nas garras das réguas e guias


Um dos maiores desafios da diagramação é você ter que encarar uma página totalmente em branco e só de saber que terá que distribuir de forma organizada, textos, fotos e outros elementos gráficos nessa página, já dá um certo friozinho na barriga.

A pergunta é: como posicionar objetos na página com precisão, de maneira que tudo fique organizado? O Blog Valeu Cara já mostrou aqui neste vídeo que a ferramenta de alinhar e distribuir do Scribus quebra um galhão. Mas ela tem suas limitações e não faz milagre. Por isso, o Scribus nos oferece outras ferramentas que são extremamente eficazes.

Um dos itens existentes na área de trabalho do Scribus são as réguas horizontal e vertical. Elas executam um papel fundamental e esse é apenas um dos recursos que o Scribus nos oferece para podermos medir e posicionar objetos numa página. Neste vídeo você verá não só a utilidade das réguas, mas também aprenderá sobre as guias e como elas podem ser usadas para posicionar objetos com total precisão numa página. As guias são itens não imprimíveis que aparecem como linhas. O Scribus oferece três tipos dessas linhas: as guias de coluna, a grade e a pauta. Neste vídeo você irá conhecer cada uma dessas linhas.

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.