quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Exclusivo! Paleta com 100 cores CMYK para o Scribus



Todo usuário iniciante ao começar a explorar Scribus, uma das primeiras descobertas que faz e que lhe chama a atenção é que a paleta de cores desse software, que vem habilitada por padrão - chamada de "Scribus Basic" - é bem pobre. Basicamente ela vem com apenas as três as cores primárias RGB e oito cores CMYK - ciano, magenta, amarelo, branco, preto de registro e outros três tons de preto chapado. Muito limitada! Até quebra o galho num trabalho simples, mas a ausência de mais cores inviabiliza seu uso em qualquer trabalho mais sofisticado. A não ser que o usuário tenha a iniciativa de criar as próprias cores que necessita.

Essa é a ideia do Scribus: que o usuário crie suas próprias cores. De fato, essa particularidade não só é bem vinda como é o procedimento correto. O problema é quando o nosso cérebro entra em modo de piloto automático - fato frequente nas artes gráficas, principalmente quando o cansaço mental começa a tomar conta e não conseguimos pensar numa tonalidade de cor adequada para o fundo de um título ou box. É nesse momento que ter à nossa disposição uma paleta de cor já pronta vem bem a calhar.



Isso nos leva a um outro problema. Se por um lado todo o usuário iniciante descobre o quanto a paleta de cores padrão do Scribus é pobre, por outro lado, os usuários já veteranos descobrem o quanto é difícil achar paletas de cores para esse software. É preciso garimpar muito a internet para achar alguma coisa razoável. Mesmo assim, as raras paletas para o Scribus disponíveis na web prevalecem o padrão RGB e oferecem poucas cores.

Mas nem tudo está perdido. Uma alternativa é escolher um dos 43 modelos de paletas oferecidas pelo próprio Scribus, várias delas reunindo um bom conjunto de cores - embora grande parte em RGB. Uma das paletas mais interessantes do Scribus é a "OpenOffice dot org CMYK" que oferece 92 cores CMYK.

Agora o Blog Valeu Cara traz até você sua própria paleta, chamada de "ValeuCara CMYK". Trata-se de um item exclusivo, criado e oferecido por este blog, que você não encontrará em nenhum outro lugar.

A "ValeuCara CMYK" possui 100 cores cobrindo todas as principais tonalidades do espectro CMYK. As cores foram especialmente escolhidas e otimizadas dentro das melhores combinações de ciano, magenta, amarelo e preto para oferecer uma impressão gráfica ideal, com a melhor representação tonal possível de cada cor.

Um detalhe é que após a paleta estar instalada, o Scribus exibirá outras 3 cores adicionais: Black, White e Registration. Essas 3 cores são fixas por padrão dentro do Scribus. Não podem ser excluídas e nem editadas. Por conta disso, a cor Black e a White se repetem na paleta com seus respectivos nomes em português. Mas nada que atrapalhe ou prejudique.

Na tabela abaixo você pode verificar as 100 cores disponíveis na paleta "ValeuCara CMYK".

Nome da cor Amostra da cor
Preto
90% Preto
80% Preto
70% Preto
60% Preto
50% Preto
40% Preto
30% Preto
20% Preto
10% Preto
Branco
Azul
Ciano
Verde
Amarelo
Vermelho
Magenta
Púrpura
Laranja
Rosa
Marrom
Azul acinzentado
Azul pastel
Azul bebê
Azul elétrico
Azul crepúsculo
Azul marinho
Azul marinho escuro
Azul royal
Azul deserto
Azul celeste
Azul gelo
Azul cobalto
Azul naval
Azul noturno
Água marinha
Verde oceano
Verde amarelado
Verde azulado
Verde claro
Verde escuro
Verde floresta
Verde lima
Verde militar
Verde grama
Verde turquesa
Verde menta
Verde fosco
Verde desbotado
Verde pálido
Verde abacate
Cáqui
Oliva
Amarelo âmbar
Amarelo queimado
Amarelo banana
Amarelo ouro
Amarelo claro
Amarelo giz
Amarelo pálido
Marrom amarelado
Marrom intenso
Marrom chocolate
Marrom feldspato
Marrom ferrugem
Marrom fuligem
Marrom avermelhado
Noz
Areia
Pêssego
Abóbora
Laranja outono
Laranja claro
Cenoura
Jambo
Urucum
Vermelho rubi
Vermelho tijolo
Vermelhão
Bordô
Rosa tropical
Rosa suave
Rosa desbotado
Rosa choque
Rosa borgonha
Rosa cereja
Rosa coral
Damasco
Salmão
Rosa tijolo
Ameixa
Púrpura intenso
Púrpura pálido
Púrpura néon
Púrpura claro
Púrpura azulado
Roxo
Violeta
Violeta escuro
Uva

ATENÇÃO! As amostras das cores NÃO EXPRESSAM o resultado final quando impressas. As amostras se baseiam apenas na representação tonal da cor e só devem ser usadas dentro das recomendações que são aplicáveis para qualquer outra paleta de cores de qualquer software para finalização gráfica. Isso significa que é altamente aconselhável que o Scribus seja configurado para se fazer o gerenciamento de cores a partir de um perfil ICC. Para maiores informações sobre este assunto, leia o artigo: "Perfis ICC: você ainda vai precisar deles".


Como instalar a paleta


Linux


Após fazer o download, extraia o arquivo compactado para a pasta usr/share/scribus/swatches

Mac OS X


Copie a paleta para o diretório /Library/Preferences/Scribus/swatches/locked no seu diretório Home.

Windows


Copiar o arquivo para a pasta C:\Program Files\Scribus{versão}\share\swatches

Como usar a paleta


Não é possível alterar de paleta em um documento existente. Essa característica do Scribus é para que possamos preservar as cores planejadas para o projeto gráfico daquele documento. Entretanto, isso não significa que você esteja impedido de usar novas cores. Significa apenas que nos documentos existentes podemos gerenciar as cores com mais segurança e eficiência. Quando existe um documento, há 4 ações relacionadas às cores que podem ser feitas: criar novas cores, editar cores existentes, excluir cores ou importar cores individuais de outra paleta.

Para usar integralmente todo o conjunto de cores de uma paleta específica você deverá selecioná-la antes do documento ser criado.

Abra o Scribus. Se a janela para configurações de um novo documento surgir, é necessário fechá-la.

Com o Scribus aberto, mas sem nenhum documento criado, vá no menu Editar, Cores, conforme mostra a imagem abaixo.


No item "Conjunto de cores atual" indicado pela seta vermelha na imagem abaixo, você deverá substituir a paleta padrão.


Veja abaixo a lista de paletas disponíveis. Você deverá selecionar a paleta com nome de "ValeuCara CMYK".
 

A janela exibirá as cores da nova paleta indicada. Basta então clicar em OK e agora sim você já pode criar o novo documento.


A partir de agora a paleta "ValeuCara CMYK" estará disponível para uso em textos, linhas e formas a partir na janela de Propriedades, conforme mostra a imagem abaixo. Além disso, qualquer novo documento já estará configurado para esta paleta.


Pois bem, para fazer o download e começar a usar a paleta "ValeuCara CMYK" basta clicar no botão abaixo. Lembre-se que após baixar o arquivo será necessário extraí-lo.

Espero que esta paleta lhe seja útil. Até a próxima!

Clique aqui para baixar


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.