domingo, 14 de agosto de 2016

Crie um efeito de esferização realístico de arrasar!



Você já deve ter visto fotos com o efeito "esferizar" produzido nos melhores softwares de edição de imagens. Mas garanto que nada é igual ao efeito equivalente proporcionado pelo Gimp, como se vê na imagem acima.

É bem verdade que o Gimp não oferece nenhum efeito ou filtro com o nome de "esferização" - algo que desaponta muitos usuários aprendizes que buscam encontrá-lo dentro do menu "Filtros" e em "Distorções". Ocorre que a esferização não está lá. Aliás, nem adianta percorrer com o mouse a série de filtros do Gimp que você não irá encontrá-la. Ou melhor dizendo, não com esse nome. É aí que está o segredo.

O Gimp é uma ferramenta fantástica! Disso não tenho a menor dúvida. Mesmo que alguns críticos apontem a falta de algum recurso importante, isso não é suficiente para tirar os méritos do software. As ferramentas que ele já oferece, de forma totalmente livre, já são suficientes para fazê-lo brilhar. É por isso que parte das críticas apontadas ao Gimp geralmente são oriundas de pessoas que o desconhecem completamente ou mal exploraram seus recursos. O efeito que será abordado neste tutorial - a "esferização" - fornece um bom exemplo disso. Muitos já criticaram a suposta "ausência" desse recurso no Gimp.

Porém, o fato de muitos não encontrarem uma ferramenta desejada não significa que ela não esteja lá. Ela apenas precisa ser encontrada. Pois bem, a verdade é que o Gimp não só oferece o recurso de esferização, como o resultado é de arregalar os olhos - muito superior ao efeito produzido por outros softwares do gênero, cujo melhor resultado nada mais é do que uma imagem estática sobre um plano fixo, apenas possuindo a aparência de uma esfera volumétrica. Seria algo mais ou menos como se vê abaixo. Muito diferente da imagem do início deste artigo não é mesmo?


O Gimp, entretanto, vai bem mais longe que isso. Como ele podemos criar uma esfera giratória e rotacioná-la sob os eixos X, Y e Z, girando-a livremente da maneira como bem quisermos, como um globo em 3D. E ainda aplicar efeitos de iluminação. É para extrapolar a criatividade de qualquer um! Vamos ver agora como isso funciona.




Para este tutorial eu resolvi criar uma imagem meio louca para que você também possa aprender vários outros truques bacanas com o Gimp. Mas se quiser, também poderá aplicar a esferização em qualquer imagem já pronta. Para isso basta ir direto para o fim deste tutorial e ver como usar o recurso.

Para seguir este tutorial, é necessário que você tenha ao menos a noção básica de manipulação dos recursos do Gimp. Não vou explicar os pormenores detalhes do passo-a-passo para não produzir um tutorial gigantesco.

Primeiramente, escolha uma imagem para começar a trabalhar. Para este tutorial escolhi esta daqui:



Sobre ela, aplique outra imagem, criando uma nova camada. Eu escolhi usar essa imagem daqui, com fundo transparente:



Nessa camada aplique o filtro "Mapeamento" e escolha "Tornar encaixável".

Esse é o resultado até aqui:


Crie uma nova imagem com os mesmos tamanhos da imagem que esta sendo trabalhada.

Nessa nova imagem, use a ferramente degradê para criar uma forma espiralada como padrão.



O resultado do degradê ficou assim:


Agora selecione tudo, copie a imagem do resultado do degradê e cole numa nova camada do grupo de imagens que estávamos trabalhando.

Abaixo você pode ver como está nosso grupo de camadas.


Observe acima que a camada do degradê deve receber o efeito de camada chamado de "Diferença". O resultado disso se vê abaixo:




Crie uma nova camada transparente e vá no menu "Filtros" > "Renderizar" > "Padrão" > "Seno..."

Nas configurações deste filtro é possível criar vários padrões bem bacanas, bastando alterar as configurações do desenho. Para o nosso propósito, as linhas retas horizontais produzirão um resultado que enfatizará bastante o volume da esfera. As cores usadas foram preto e branco e as configurações do filtro ficaram conforme se vê na imagem abaixo. Entretanto, você pode usar qualquer configuração cujo resultado achar mais bonito.



Dê ok. Após o resultado do filtro surgir, aplique o efeito de camada "Luz suave".






O resultado é este:


Agora vá ao menu "Imagem" > "Achatar imagem".

Crie uma nova camada transparente. Após criada essa nova camada, vá em "Filtros" > "Renderizar" > "Padrão" > "Grade..." e dê ok.

Aplique o efeito de camada "Sobrepor".

Vá em "Cores" > "Mapear" > "Mapeamento alien..." e dê ok.



Vá ao menu "Imagem" > "Achatar imagem".

Agora é preciso transformar nossa imagem num quadrado perfeito.

Vá em "Imagem" > "Redimensionar imagem" e cuide para que a altura e largura da imagem fiquem iguais (lembre-se que é necessário separar a correntinha ao lado dos respectivos campos).


Hora da mágica acontecer!

Vá em "Filtros" > "Mapeamento" > "Mapear objeto..."



Na aba "Opções", ative a opção Mapear para: "Esfera". Depois faça os ajustes na aba "Orientação", até encontrar a rotação satisfatória.

Veja o resultado:

Outra coisa bacana de se fazer é criar uma cópia da imagem antes de se fazer o mapeamento. Ficarão duas cópias. Uma se transformará na esfera. A outra será usada como plano de fundo da própria esfera. Basta aplicar a esfera como nova camada sobre essa cópia da imagem.

Com mais algumas mexidas e ajustes, sombra projetada na esfera e ajuste de curvas no plano de fundo, o resultado ficará como pode ser visto abaixo:


Lembre-se que você sempre poderá experimentar novos ajustes, alcançando resultados belíssimos.

E se você quiser praticar um pouco, a "esfera" que ilustra o início deste artigo foi criada a partir da imagem abaixo:



Nesse caso foi aplicado o filtro diretamente ("Filtros" > "Mapeamento" > "Mapear objeto..."), sem nenhum outro recurso adicional. O resultado fica incrível não é mesmo?


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.