quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Curriculum Vitae é com o Writer

O Blog Valeu Cara disponibiliza três modelos de currículos editáveis e totalmente elaborados dentro dos padrões e recomendações comuns dos profissionais de seleção



O Curriculum Vitae (do latim "trajetória de vida"), também chamado simplesmente de currículo ou CV, é um documento de grande importância para todo candidato que busca uma vaga de emprego. Ele traz um resumo das aptidões e qualificações da vida profissional de uma pessoa, sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, fornecendo para um empregador informações de qualificações, competência e habilidades que poderão ser decisivas para a escolha do candidato a ocupar a vaga disponível. De uma forma mais direta, o curriculum é um cartão de apresentação pessoal, descrevendo quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui.

Um bom curriculum, bem apresentável e adequadamente redigido, pode não garantir um emprego mas é, sem sombra de dúvidas, um passo importantíssimo para alcançá-lo. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a criação de um curriculum, principalmente aquelas que estão entrando agora no mercado de trabalho.

Se você faz parte desse grupo, o Blog Valeu Cara traz três modelos de currículos prontos, bastando apenas editar os campos relacionados. Os modelos apresentados são válidos para quaisquer pessoas em busca de vagas em empresas de qualquer porte ou segmento.



Antes, algumas dicas:


Você pode ser um excelente profissional e ter qualificações suficientes, mas se seu curriculum vitae não for adequadamente preenchido, isso pode fazê-lo perder uma boa vaga.

Lembre-se que a primeira etapa do processo de seleção é uma triagem. Os profissionais de seleção não tem tempo a perder e, tendo uma pilha de currículos pela frente, precisam decidir rápido quais deles serão selecionados para a próxima fase e quais vão para o lixo.

Se você não quer que sua chance vá para o lixo logo na primeira etapa, preste atenção nesses detalhes:

1º) INFORMAÇÕES DEMAIS: Nada de sair escrevendo os números dos documentos, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor... o curriculum deve contar SOMENTE informações ESSENCIAIS. E uma página é suficiente para isso. Um curriculum com um monte de páginas é um sério candidato a ser descartado logo de cara.

2º) SEM DRAMA: Os selecionadores querem saber suas aptidões profissionais E SÓ ISSO, NADA MAIS. Ninguém quer saber de sua história de vida, que passou aperto na infância, que venceu após muita luta e esforço para estudar, enfim... se você escrever esse tipo de coisa, seu curriculum vai para o lixo.

3º) PAPEL BRANCO, POR FAVOR: Com certeza você vai conseguir chamar a atenção se usar papel com cores fosforescentes, rosa, azul, lilás, amarelo, ou cheio de desenhos, flores e coraçõezinhos. Dentre uma pilha de outros currículos o seu será separado primeiro, amassado e arremessado na lata do lixo.

4º) NINGUÉM QUER VER SUA FOTO: Foto em Curriculum Vitae é um item absolutamente desnecessário. Ninguém quer saber se você é bonito ou feio, o pessoal quer saber é se você é fera no que faz! Só irão pedir sua foto depois, numa outra etapa, caso você já tenha sido selecionado. Portanto, só inclua a foto no seu curriculum se ISSO FOR PREVIAMENTE SOLICITADO.

5º) LETRAS LEGÍVEIS: Nem pense em usar fontes bonitonas. Use somente fontes de boa legibilidade e que ofereçam uma leitura imediata.

6º) NUNCA MINTA: Se não sabe inglês, não vá colocar no Curriculum que sabe. Não adiantará nada mentir, pois você será eliminado nas próximas etapas. É muito mais provável você ser contratado apresentando um curriculum raso, mas verdadeiro.

7º) ":-)", "blz", "vc", "td", "rsrs", "bjs" - NEM PENSE NISSO: Cuidado com o português. Lembre-se que você está escrevendo um curriculum para uma vaga de emprego e não batendo aquele papo desmiolado no Whatsapp. Utilize o corretor ortográfico do Writer, leia e releia o seu texto até ter certeza de que nada está errado.

8º) QUALIFICAÇÃO INÚTIL: Ninguém quer saber se você sabe fritar pastel, a não ser que seu curriculum seja para atendente de boteco. Só informe qualificações que sejam realmente úteis para o cargo pretendido.

9º) ERROU, FAÇA OUTRO: Jamais faça correções à caneta e nem utilize líquido corretor. Não importa o quanto seu curriculum for bom, ele vai para o lixo. Se errou, corrija e imprima uma nova cópia.

10º) SEM FOTOCÓPIA: Use sempre papel branco liso, tamanho A4, impresso em qualidade normal em impressoras jato de tinta ou laser. Nunca use fotocópias.

Pois bem, agora que você já sabe o caminho das pedras, use o Writer para colocar suas qualificações no papel e boa sorte!


Modelo de Curriculum 1. Clique no botão abaixo para fazer o download:

Clique aqui para baixar

Modelo de Curriculum 2. Clique no botão abaixo para fazer o download:

Clique aqui para baixar

Modelo de Curriculum 3. Clique no botão abaixo para fazer o download:

Clique aqui para baixar


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.