domingo, 28 de fevereiro de 2016

Controle de estoque com o Calc


O objetivo de todo controle de estoque é oferecer condições de planejar e replanejar os produtos armazenados numa empresa.

A maioria dos sistema de controle de estoque são excelentes ferramentas. Porém, a grande maioria são softwares muito sofisticados e complexos para uma minúscula empresa ou um pequeno escritório.

A proposta dessa planilha do Calc é exatamente oferecer um controle bastante simples e básico, adequado para negócios bem pequenos.

São 3 abas que funcionam em conjunto:


  • Cadastro-Estoque
  • Entradas
  • Saídas

Cadastro-Estoque


Na aba "Cadastro-Estoque" é o local onde todos os produtos armazenados em estoque deverão ser informados. É nessa aba onde o usuário também é informado sobre as condições de cada item dentro do estoque.

Funciona assim: a primeira tarefa é cadastrar cada item ou produto na aba "Cadastro-Estoque". Nela você deverá preencher os itens abaixo:

Código: É preciso dar um código para cada produto cadastrado. Para estoques com mais de 300 itens, uma sugestão é usar a numeração do código de barras do produto. Para estoques pequenos, o ideal é dar um código mais simples.

Descrição: Aqui basta informar a descrição do produto.

Unidade: Descreva qual é menor divisão do item fornecido no estoque. Por exemplo, num escritório ninguém vai no almoxarifado pegar só uma folha de papel. A menor divisão é uma embalagem com 100 ou 500 folhas, também chamada de resma. Por outro lado, a caneta é distribuída por unidades, mesmo que a caixa contenha 50 canetas. Não há necessidade de alguém pegar a caixa inteira de canetas de uma só vez. Para entender melhor dê uma olhada na planilha preenchida de exemplo, que está disponível para download.

Fornecedor: Descreva o nome da loja ou a empresa onde o material é comprado.

Mínimo: Informe a quantidade que deve ser a mínima aceitável no estoque para cada item. Quando esse valor mínimo é atingido, a coluna "Estoque atual" ficará assinalada de amarelo, para alertar que é necessário repor o estoque daquele item. Caso a quantidade do item no estoque fique abaixo que o valor mínimo, a coluna "Estoque atual" ficará assinalada de vermelho, o que significa que agora já há urgência em repor aquele item.

Saldo Inicial: Informe a quantidade de cada item, que consta no estoque, no momento que o produto está sendo cadastrado pela primeira vez.

Aqui encerram-se as colunas que devem ser preenchidas na aba "Cadastro-Estoque". As demais colunas correspondem a células calculadas automaticamente pelo Calc. São estas abaixo:

Estoque atual: aqui o Calc mostrará a quantidade do item disponível no estoque.

Média Entrada: média do valor de entrada na unidade daquele item no estoque. Aqui você fica sabendo o custo médio de quanto você gastou aquele item.

Média Saída: média do valor de saída na unidade daquele item no estoque. Aqui você pode acompanhar o valor médio arrecadado na venda individual daquele item.

Esses dois últimos itens são úteis somente quando há venda envolvida. Se não for o caso, não é necessário especificar o valor nas planilhas de "Entradas" e de "Saídas".

Entradas


A aba "Entradas" é onde deverão ser lançadas toda a reposição de produtos. Caso seja um produto novo, de marca ou modelos diferentes, lembre-se sempre que é necessário primeiro cadastrá-lo na aba "Cadastro-Estoque"

Código Produto: selecione o código do produto que está sendo reposto no estoque.

Data Movimento: informe a data de entrada no estoque.

Qtde: informe a quantidade do item.

Valor: (Opcional) informe o valor da compra unitária do item.

Todos os demais itens da planilha são preenchidos automaticamente pelo Calc.

Saídas


A aba "Saídas" é o local que deverão ser lançadas cada saída de um item do estoque.

Código Produto: selecione o código do produto que está saindo estoque.

Data Movimento: informe a data de saída do estoque.

Qtde:
informe a quantidade do item que saiu do estoque.

Valor: (Opcional) informe o valor de venda unitária do item.

Todos os demais itens da planilha são preenchidos automaticamente pelo Calc.

Antes de baixar, ATENÇÃO! Esta planilha do Calc só é funcional nas versões 4.0 ou superiores do LibreOffice. Ela não funcionará corretamente nas versões anteriores, como por exemplo a 3.5.

Escolha a opção abaixo para fazer o download da planilha Controle de Estoque.

PLANILHA DE MODELO PREENCHIDA
Clique aqui para baixar

PLANILHA EM BRANCO

Clique aqui para baixar



Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.