quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Sandra Bullock de um jeito que só o Inkscape entende

 Inkscape

Olhe bem para a imagem acima da atriz norte-americana Sandra Bullock. Pode ser difícil de acreditar, mas não se trata de uma foto. Você se surpreenderia se eu dissesse que essa imagem é um desenho? E mais, não se trata meramente um desenho da forma convencional como conhecemos. Trata-se de um desenho vetorial - uma arte elaborada a partir de formas geométricas - tudo baseado em expressões matemáticas.


O desenho vetorial é muito utilizado em empresas para produção de desenhos exatos e sem limitações de qualidade, ou seja, a principal característica desse tipo de desenho é que ele sempre mantém a qualidade máxima, mesmo que seja submetido a ampliações e reduções constantes; e ainda que seja aplicado um zoom infinito a imagem permanece exata, sem apresentar "pixelização". Por isso o desenho vetorial é importante para elaboração de plantas baixas, esquemas elétricos, criação de logomarcas, brasões, trabalhos publicitários, etc. Neste quesito artístico destaca-se o Inkscape, um poderoso software completamente livre, com muitas funcionalidades disponíveis que não deixam nada a desejar às famosas aplicações comerciais de desenho vetorial.


Todo este trabalho foi 100% produzido no Inkscape.


É um tipo de arte que exige tempo e paciência. Cada detalhe do desenho precisa ser desenvolvido de forma meticulosa, ponto a ponto, traço a traço, curva a curva. Nas figuras abaixo podemos ver o esquema de cada traço e curva que foram trabalhados ponto a ponto. Observe que até mesmo os fios de cabelo foram construídos na forma de linhas individuais, havendo dezenas de mechas com formatos e cores diferenciados.







Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.