quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A importância da luz e sombra na elaboração de imagens realistas

A sombra e luz aplicados a um desenho, pintura, ou mesmo uma arte vetorial realística feita no Inkscape, são elementos fundamentais para produzir o efeito de volume aos objetos.

Os valores de iluminação e sombreamento são obtivos com diferentes níveis de tons de cinza que podem ir do totalmente branco até o totalmente preto.

Acima você tem uma imagem simples que ilustra bem essa técnica. À esquerda você tem um círculo cinza, comum. Já na imagem à direita, através da variação de tons claros e escuros, criei uma ilusão ótica de volume, simulada o efeito de luz e sombra. Ao ver a imagem da direita, seu cérebro interpreta a figura como sendo de formato esférico. O que era um simples círculo virou uma esfera, produzindo uma sensação de volume, ao projetar sua própia sombra.

Na figura acima dou um passo além. Até então o que tínhamos era a transformação de um círculo numa esfera, num corpo com aparência de possuir volume, cujo resultado foi obtido apenas com a adição do recurso de gradiente radial usando o Inkscape. Mas agora, ao ganhar uma sombra projetada, a esfera deixou de estar no espaço vazio - passou a estar posicionada sobre uma superfície.

Observe que pela simples distância da sombra projetada, posso passar a mensagem que a esfera da esquerda repousa sobre a superfície e a da direita está flutuando. Na verdade tudo não passa de uma ilusão de ótica criada por elipeses, preenchimentos e desfoques no Inkscape.

Mas mesmo sendo uma ilusão, apenas por essas figuras que foram apresentadas já dá para perceber a importância que a luz e a sombra desempenham na composição de qualquer imagem.




Note que é a fonte de luz que informa onde devem ser desenhados todos os valores de luz e sombras.

Com um pouco de prática e muita observação, você passa a conseguir localizar onde está a fonte de luz e as sombras em torno de um objeto. Portanto, quando quiser desenhar algum objeto realístico, você precisará responder o seguinte:

1º - Onde está a luz que ilumina o objeto ou as aŕeas mais claras? Tente especificar onde estarão as áreas de maior claridade sobre o objeto, ou seja, dos pontos de iluminação mais intensa até as mais leves.

2º - Onde estão as sombras ou as áreas mais escuras? Cores escuras num desenho, geralmente revelam as partes de objeto que estão na sombra. Atenção para o fato de que a sombra deve sempre no mesmo sentido da fonte de luz. Observe a figura abaixo.

3º - Onde está a sombra projetada do objeto? As áreas de sombra mais próximas do objeto são normalmente as partes mais escuras de qualquer desenho. Agora atente ao fato de que ao aplicar sombra projetada a um objeto, você estará informando onde se origina a fonte de luz e com qual intensidade. A sobra projetada deverá sempre corresponder à iluminação do objeto. Uma sombra inadequada pode arruinar todo trabalho. Veja a figura abaixo.

Após você entender o correto conceito de luz e sombra, você poderá dar um passo adiante. Através do uso adequado de cores, desfoques e recursos diferenciados de iluminação, você poderá atingir um patamar ainda mais alto, que é especificar do que material são feitos os seus objetos. Veja os exemplos da imagem abaixo:


Observe que para cada tipo de objeto que se deseja representar, são necessárias formas diferenciadas de iluminação e de sombra projetada. Também é necessário acrescentar atributos de reflexão, difusão e refração da luz no próprio objeto. São essas nuances que nos fazem ver o mundo da forma como ele é e nos fazem distinguir cada tipo de objeto, mesmo que seja numa fotografia, onde não podemos tocar nos objetos, mas são facilmente reconhecíveis.

No caso do desenho, a arte assume uma importância fundamental, já que envolve o elemento da criação. No desenho tudo o que se tem é um papel em branco. Será através da habilidade do artista que ele deverá passar a mensagem do que se trata cada objeto que ele queira representar. Daí a importância de se compreender o conceito de uso da luz e sombra.

Se estiver achando esse assunto difícil e complicado, passe a observar atentamente para fotografias e exemplos do mundo ao seu redor. Passe a observar a forma como diferentes objetos projetam suas suas sombras e como eles refletem a luz.

Todas as imagens exibidas nesse artigo foram produzidas no excelente software Inkscape.


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.