sábado, 14 de março de 2015

Homenagem ao Rio 450 anos: vetores da Cidade Maravilhosa


Fundada em 1565, a cidade do Rio de Janeiro (simplesmente "Rio", para os mais chegados) é a segunda maior cidade do Brasil (atrás de São Paulo), com 6,3 milhões de pessoas, a sexta maior da América do Sul e a trigésima quinta do mundo. De suas favelas para suas praias magníficas, o Rio é uma cidade diversificada e complexa. Na última década tem sido o foco de grande destaque na mídia internacional, com a realização da Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Nesse meio tempo, a cidade celebra seu 450º aniversário, neste ano de 2015.

Para homenageá-la, o Blog Valeu Cara traz um pacote de vetores de grande utilidade para ilustrar trabalhos escolares, artigos acadêmicos ou uso em palestras e apresentações. Todos relacionados com a cidade do Rio.



Mapa da cidade do Rio com as 33 regiões administrativas e os 161 bairros


Ao todo, são 3 mapas da cidade. Um dos arquivos traz as 33 regiões administrativas com os 161 bairros do município. O mais bacana é que é tudo em vetor e tudo pode ser aberto e editado facilmente no Inkscape. Com um só clique você pode selecionar bairros, adicionar cores, legendas, gráficos e tudo mais que sua imaginação mandar.

Outro mapa traz a divisão da cidade por zoneamento. Nele você também pode trocar as cores e selecionar bairros individualmente. Apenas lembrando que os bairros de cada zona estão agrupados, ou seja, você só vai conseguir selecionar cada bairro se desagrupar a imagem.


O terceiro arquivo traz o mapa viário da cidade, com nomes dos bairros e várias demarcações cartográficas. Trata-se de um arquivo complexo, muito pesado e de difícil manipulação. Necessita-se de uma máquina mais poderosa para se trabalhar nele. Há algumas sinalizações no mapa que não sei exatamente o que significam. O importante aqui é que o mapa é totalmente em vetor.



Ainda tem mais. No arquivo zipado você irá encontrar o Brasão e a Bandeira do Município e também outros elementos ilustrativos.

Bacana não é?

Como este blog também é cultura, vou falar mais um pouco do Rio. A cidade é um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do Brasil, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outras), o lendário Estádio do Maracanã, o Estádio do Engenhão, o bairro da Lapa e seus arcos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, o Museu Nacional, a Ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba.

Foi, sucessivamente, capital do Estado do Brasil (1621-1815), uma colônia do Império Português, desde 1763 até 1815, depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a então recém construída Brasília (fonte: Wikipedia).

Não tem como não amar essa cidade.

Pois bem, para baixar o pacote de vetores, clique no botão abaixo.

Clique aqui para baixar

E parabéns Rio, pelo seu 450º aniversário!


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.