quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Gabarito para etiqueta Pimaco A4355



Atendendo ao pedido da leitora do blog +Zailda Coirano e aproveitando a oportunidade que já tinha este modelo pronto e configurado, estou disponibilizando o gabarito para impressão da etiqueta Pimaco modelo A4355, totalmente compatível com o Writer. Este modelo possui o tamanho 6,35 cm x 3,10 mm, sendo 27 etiquetas por página tamanho A4.

Bom proveito!




Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo. Fique por dentro das atualizações do blog:

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Uma roda de cores cônica no Inkscape



Existem vários tipos de degradês conhecidos. Degradês, como você sabe, é uma área onde duas ou mais cores são sobrepostas gradualmente, formando uma transição suave de tonalidades entre as cores. A forma mais comum e simples de degradê é o linear, em que um espaço é preenchido com uma mesclagem de cores de um ponto ao outro, em linha reta.

Não se sabe exatamente quando os primeiros artistas começaram a usar degradês, mas a técnica foi bastante explorada na Idade Média, para elaboração de pinturas com temática religiosa. O uso do degradê se tornou consagrado pelo artista italiano Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni ou simplesmente Michelangelo, nascido em 1475 - considerado um dos maiores criadores da história da arte no ocidente. Michelangelo, que também era escultor, conhecia muito bem os efeitos da iluminação sobre um objeto - no caso, suas esculturas. Michelangelo passou a usar a técnica do degradê para atribuir sensação de "volume" e "profundidade" às suas pinturas, fazendo-as parecer que seriam objetos esculpidos em 3D.

Com a revolução da arte digital, a partir do advento dos computadores, o uso de degradês ganhou aspectos quase que ilimitados.

Não irei me ater a esse assunto por mais tempo, já que este não é o objetivo deste artigo. Aqui irei falar do degradê cônico. Como o nome sugere, trata-se da simulação do efeito provocado pela incidência de iluminação lateral num cone, visto de cima. Isso significa uma graduação de cores em uma série de círculos concêntricos, que se irradia a partir do centro da área preenchida.

O Inkscape ainda não oferece uma ferramenta para a criação direta desse tipo de degradê, mas isso não significa que seja impossível de criá-lo através dos recursos já existentes no software.