sexta-feira, 2 de maio de 2014

Configurando um novo documento no Scribus



O Blog Valeu Cara apresenta este primeiro tutorial de uma série voltada para iniciantes do Scribus.

Observando fóruns pela internet, e comunidades em redes sociais, é possível observar que uma grande parte de usuários do Scribus sentem dificuldade para achar tutorias que expliquem, de maneira mais didática, as ferramentas básicas deste excelente software de editoração eletrônica.

Há usuários que até sabem usar relativamente bem o Scribus, mas esbarram em dificuldades que podem ser evitadas, já que as soluções as vezes são muito simples como, por exemplo, criar páginas modelo ou até trabalhar com estilos.

Então, este primeiro tutorial é para o usuário iniciante e para aquele que já conhece o software, porém precisa aprimorar um pouco os seus conhecimentos.

Aqui, vou falar um pouco sobre a criação de novos documentos.




Após aberto o Scribus temos a janela de configurações para um novo documento.

Essa janela também pode ser acessada em Arquivo > Novo.

Em número de páginas informamos quantas páginas queremos que nosso documento tenha. Vamos colocar que queremos um documento com 8 páginas.

Na unidade padrão, temos várias unidades de comprimento. Vamos usar uma unidade que estamos mais habituados em nosso dia a dia. Vamos usar os milímetros como unidade padrão, que geralmente é mais fácil de trabalhar.

Acima, temos o quadro de Layout do documento, que indicará se a visualização das páginas serão individuais, ou ainda se serão com página dupla, tripla ou quadrupla.

Ainda devemos definir outras coisas. No lado direito da janela de configurações de um novo documento, temos o campo tamanho. Podemos usar vários formatos clássicos como A4, A3, tamanho carta, e vários outros formatos menos conhecidos.

Também decidimos a sua orientação, o modo retrato ou paisagem.

Se precisarmos trabalhar num tamanho específico diferente das opções padrões que temos, basta preencher os campos largura e altura.

No campo caixas de texto automáticas, você pode definir se quer que o Scribus crie automaticamente colunas para inserção de textos.

Você pode informar, por exemplo, que deseja que todas as páginas do seu documento tenha 3 colunas com 5 milímetros de espaço entre uma coluna e outro. Esse recurso é muito útil caso você tenha que inserir uma quantidade enorme de textos que ultrapassem várias páginas, como por exemplo, um jornal com a publicação oficial do município, atas de reuniões, etc.

Em guias de margem, configuramos as margens do nosso documento. Observe que há uma figura de uma corrente separada entre os números. Essa corrente determina se os números serão todos iguais ou se haverá espaçamentos diferentes nas margens.

Por exemplo, vamos travar o botão, unindo a corrente. Observe que conforme eu mudo o tamanho da margem esquerda do meu documento, todas as outras medidas são alteradas. Destravando o botão, podemos alterar as margens de forma independente.

Basicamente estas são as primeiras configurações necessárias para a criação de qualquer documento.

Assista a esta vídeo aula e aprenda muitos outros detalhes sobre a configuração de novos documentos no Scribus - a poderosa ferramenta para diagramação profissional do mundo open source.


Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.