sexta-feira, 11 de abril de 2014

Transforme qualquer imagem de bandeira plana num belíssimo visual realístico de cetim


Neste artigo vou mostrar como transformar qualquer imagem de bandeira que esteja naquele modo de visão plano, típico de enciclopédia, numa arte bem bacana que lembra um tecido de cetim meio ondulado. É super fácil.

O cetim é um tecido requintado, cuja principal característica é o seu brilho e caimento. Agora você irá aprender como fazer a transformação no mesmo visual mostrado na imagem acima. É bem bacana não é?



Pois bem, vamos ao que interessa. Você vai precisar do seguinte material:

Uma imagem de bandeira

Pode ser de um país, do seu estado, sua cidade ou até do seu time de futebol preferido. Aqui, usarei a bandeira do Brasil.


Textura de cetim

No Google é possível encontrar aos montes. Mas atenção! Não serve qualquer textura. Ela precisa possuir uma cor neutra, tipo branco ou cinza. Para atingir o resultado desejado a textura precisa mostrar o cetim um pouco ondulado. Para este tutorial usarei a imagem abaixo:


1º passo: É bom assegurar que ambas as imagens usadas estejam do mesmo tamanho. Abra a bandeira no Gimp, vá ao menu Imagem --> Propriedades da imagem, e observe os valores do tamanho em pixels. Depois abra a textura, vá ao menu Imagem --> Redimensionar imagem, e aplique os mesmos valores de altura e largura da bandeira. Essa etapa também poderia ser resolvida posteriormente, usando a ferramenta "Redimensionar", mas é melhor cuidar disso logo de uma vez, agora ainda no início.

2º passo: Abra a imagem da bandeira no Gimp. Com a figura da bandeira sendo exibida, use o atalho Ctrl+A no teclado ou então vá ao menu Selecionar --> Ver todas.

4º passo: Dê um Ctrl+C ou vá ao menu Editar --> Copiar.

5º passo: Agora abra a imagem da textura (Arquivo --> Abrir, ou senão pelo atalho Ctrl+O).

6º passo: Vá no menu Editar --> Colar como --> Nova camada.

7º passo: Observe que na janela de encaixe de Camadas, temos duas camadas. Na primeira camada, embaixo, temos a textura que abrimos no passo 5. Acima da textura temos a bandeira que acabamos de colar.


8º passo: Vamos aplicar um efeito legal na bandeira, fazendo que que ela fique ondulada, simulando o tecido de cetim ligeiramente embolado. Vá ao menu Filtros --> Distorções --> Ondulações...

Ajuste as configurações do filtro conforme mostra a imagem abaixo:


Observação: neste tutorial estou usando duas imagens com o tamanho de 680 x 477 pixels. Para imagens maiores é necessário aumentar o valor da barra deslizante de Período para atingir um resultado idêntico. Entretanto, para imagens muito grandes, inevitavelmente o valor do Período atingirá seu ponto máximo, podendo não ser possível alcançar um resultado esperado.

9º passo: Se você ainda não percebeu, a mágica já foi feita. Agora falta só o desfecho. Com a camada da bandeira selecionada, escolha o modo de visualização "Multiplicar". Se você for usar, por exemplo, uma bandeira de time de futebol que parte dela seja preta, experimente usar o modo de visualização "Sobrepor" ao invés do "Multiplicar".

Eis o resultado:


Antes:

Como ficou o resultado final, depois de realçar um pouco a camada da textura, usando o ajuste de Curvas (a partir do menu Cores --> Curvas...):


Legal não é? Use os comentários abaixo e conte-nos o que você achou deste tutorial. Você já fez alguma arte parecida? Tem alguma ideia bacana para tornar o resultado ainda melhor? Conte pra nós.


Se você quiser a bandeira do Brasil usada nesse tutorial, clique na imagem abaixo para baixar:
Clique aqui para baixar

Se desejar usar a mesma textura deste tutorial, clique na imagem abaixo para baixar:
Clique aqui para baixar



Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.