domingo, 2 de março de 2014

Arte em vetor: entardecer no Rio de Janeiro


Aqui está mais um ótimo exemplo do poder do Inkscape - o mais famoso software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais.

Acima você vê uma paisagem do entardecer no Rio de Janeiro, com o Morro do Corcovado e a estátua do Cristo Redentor (à direita), a Lagoa Rodrigo de Freitas (à esquerda) e ao fundo a praia de Ipanema. Apesar de toda a beleza, a imagem acima não é real - ou falando num modo mais coerente - não se trata de uma fotografia! Trata-se de um desenho vetorial totalmente construído usando recursos do Inkscape.




Imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de construções geométricas de formas, diferente de uma imagem bitmap (mapa de bits) construídas por uma unidade básica. Uma imagem desenvolvida em um programa vetorial, como o Inkscape, é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, utilizando vetores matemáticos para sua descrição. Na figura acima é possível perceber uma visão em aramado das formas geométricas usadas na produção da imagem. Observe que um programa vetorial utiliza pouca informação, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de edição de um desenho. Cada linha descrita em um desenho vetorial possui nós, e cada nó possui alças para manipular o segmento de reta ligado a ele. Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos memória no disco) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com imagens em bitmap que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade.

Observe na imagem abaixo o resultado de um zoom focalizado na área da estátua do Cristo Redendor. Como se trata de um desenho vetorial, a imagem permanece nítida, podendo-se observar claramente o contorno da estátua, revelando detalhes que seriam impossíveis enxergar caso o mesmo nível de zoom fosse aplicado sobre uma fotografia - mesmo nas fotos tiradas em altas resoluções.


Convenhamos, o Inkscape pode não ser perfeito e isso é verdade. Mas se este software fosse ruim seria impossível a criação de um desenho vetorizado com um nível tão alto de realismo e detalhamento.


E então? O que achou dessa arte vetorizada do por do sol no Morro do Corvovado? Você já produziu outro trabalho semelhante? Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo. Fique por dentro das atualizações do blog: