sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Esfera de vidro produzida no Inkscape

Glass Sphere Inkscape


Arte simples de esfera de vidro produzida no Inkscape, feita basicamente com elipses.

Ao todo, foram consumidos 31 objetos, com múltiplos efeitos de gradientes, transparências e desfoques.

domingo, 22 de setembro de 2013

Melhore suas fotos usando a ferramenta Curvas



A imagem acima mostra uma foto antes e depois do ajuste de curvas, no Gimp

É comum, as vezes, tirarmos fotos com nossa câmera digital e alguns desses cliques não alcançarem um resultado tão bacana. Atualmente, a maioria das câmeras digitais trazem, num toque de botão, uma série de ajustes pré-configurados. Esses ajustes auxiliam bastante na hora de adequar à câmera para um determinado tipo de cena. O que ocorre na maioria das vezes é que uma câmera incorretamente configurada pode provocar desvios na leitura da imagem pelos sensores do equipamento.

Mas não tem problema não. Se você souber como usar a ferramenta Curvas, poderá corrigir alguns problemas em suas fotos, com resultados muito bons.

domingo, 8 de setembro de 2013

As retículas dão o show

Aqui, neste link, você pôde acompanhar como criar efeitos reticulados em suas fotos.

Este artigo pode ser considerado uma extensão do primeiro. Agora você verá como fazer uma forma de retícula com jeitão bem artístico - extremamente moderna e muito bacana - capaz de atribuir um estilo pra lá de especial naquela foto sua que você acha que não ficou muito legal.

No final o resultado será como este daqui:


sábado, 7 de setembro de 2013

Tire onda em suas fotos incluindo efeitos reticulados super maneiros

Retícula (também chamado de meio tom) é um termo genérico para designar diversas técnicas de finalização artística. O conceito já foi bastante explorado em histórias em quadrinhos. Hoje, com a difusão das impressoras gráficas de altíssima resolução, seu uso concentra-se mais na chamada pop art.

O principal uso da retícula é para sugerir cores. No passado, quando as técnicas de elaboração de fotolitos gráficos ainda não eram tão avançados e o uso de computadores para produzir publicações impressas ainda estava engatinhando, os artistas e ilustradores usavam várias lâminas transparentes e flexíveis de transfer, cada qual quando um reticulado diferente. A lâmina com a retícula era colocada sobre o papel com o traçado da arte. O ilustrador, com a ponta de uma caneta sem tinta ou um objeto de metal de ponta cega, raspava a folha de transfer, transferindo a textura para o papel. Dessa forma, cada área do desenho era preenchido com um reticulado diferente.

Hoje, com o avanço da computação gráfica e o surgimento das retículas digitais a técnica do transfer caiu em desuso.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Corrigindo problemas de contraluz em fotos

Com o Gimp é muito simples corrigir problemas de contraluz em fotografias.

A luz é um elemento fundamental na fotografia. Entretanto, o contraluz pode ser uma baita encrenca na hora de fotografar. Por outro lado, também pode ser de grande utilidade em uma foto. Mas o que é contraluz?


Contraluz é quando existe uma luz de fundo mais forte que a luminosidade do objeto a ser fotografado. Esse objeto pode ser uma pessoa, uma árvore, um monumento, etc. Contraluz  é exatamente o que isso quer dizer: a fonte de luz está atrás do objeto fotografado, ou seja, na sua frente, contra você.

Existe o contraluz proposital, que é uma foto planejada, quando usamos as condições do ambiente ao nosso favor, fazendo o que é chamado na fotografia de silhueta, cujos resultados produzem cliques espetaculares. Mas quando isso não foi planejado, o resultado pode ser desastroso e aquela foto inesquecível ficar bem desagradável.

Mas calma! Pode ser que ainda seja possível salvar aquela foto que ficou com intensa claridade numa determinada área e escura exatamente no objeto que foi fotografado. O Gimp não faz milagres, mas com umas pequenas mexidas já dá para atingir resultados de cair o queixo.

domingo, 1 de setembro de 2013

Blog Valeu Cara inaugura páginas oficiais no Facebook, Twitter e Google+



O Blog Valeu Cara estreia sua logo (acima) e tem, agora, novos canais oficiais de comunicação. Foram lançadas oficialmente as páginas do blog no Facebook, no Twitter e no Google Plus. As páginas, integradas ao site, divulgarão em primeira mão as novidades do Blog Valeu Cara e demais destaques na área de tutoriais de uso do Gimp, Inkscape e outros softwares livres.