sábado, 9 de novembro de 2013

Não gostou da cor? Mude-a em 5 segundos


A dica a seguir não funciona em todas as fotografias, mas pode ser de grande valia quando a foto possui as condições adequadas para o recurso ser usado.

De maneira geral, para se mudar a cor de um objeto numa foto o procedimento correto é selecioná-lo, protegendo dessa forma as áreas que não irão sofre edição e que deverão ser preservadas. Depois disso, basicamente tudo que você tem a fazer é aplicar a cor desejada. Com o objeto selecionado você tem praticamente o domínio total sobre ele, podendo fazer infinitas coisas.

O grande problema é que selecionar um objeto irregular e com muitos detalhes costuma ser uma tarefa que demanda tempo durante a edição de uma fotografia.

Existe, porém, um jeito muito simples e prático de se fazer isso com uma rapidez incrível.


O software que fará essa mágica é o Gimp. Mas atenção! não existe milagre. Para essa dica funcionar é necessário que o objeto tenha um cor de destaque, que se sobressaia de todo o restante da foto; e que esta cor possua uma certa uniformidade. Um exemplo é que não adianta querer mudar a cor de uma camisa verde em meio a um gramado de futebol que não vai rolar. Mudar a cor de objetos metálicos, polidos ou espelhados, que refletem cores do ambiente que está ao seu redor também não rola.

Observe, por exemplo a imagem do Porsche abaixo. Vamos supor que você quisesse trocar a cor amarela do veículo. Imagine o tempo que você levaria para selecionar todo o carro, isolando as rodas, os faróis, entradas de ar e para-brisas? Isso sem contar que precisaria fazer uma seleção milimetricamente perfeita, sob o risco de sobrar algumas rebarbas amarelas - o que prejudicaria todo o trabalho.


Bom, vamos ver o que dá para ser feito no Gimp, sem precisar selecionar nada.


Com a imagem aberta, vá ao menu Cores, Matiz-Saturação...

Selecione a cor primária predominante do objeto. No nosso caso, será a cor amarela.

Agora é só brincar! Basta mover o controle deslizante de Matiz para a esquerda ou direita. Veja só o que acontece:






Com um pouco de ousadia e criatividade você muda cor do que quiser...




Veja essas rosas...


Lembre-se que para a maioria dos casos e para um resultado mais perfeito, a ferramenta de seleção ainda continua sendo o método mais eficaz de alterar áreas isoladas de uma fotografia.

Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo. Fique por dentro das atualizações do blog: