domingo, 24 de novembro de 2013

Desenho vetorial: caneca de chopp foto-realística


Observe esta caneca de chopp com sua espuma escorrendo pela borda e que repousa tranquilamente sobre a mesa de um bar.

Reparou bem? Pois é, a imagem acima foi totalmente produzida no Inkscape.

Como isso foi feito vai ser difícil de explicar. O desenho possui uma elevada complexidade e não seria possível criar um tutorial passo-a-passo dizendo os pormenores como ele foi feito. Infelizmente um tutorial assim seria inviável. Entretanto, separei para você algumas etapas que foram usadas para produzí-lo.


Se desejar aprender algumas técnicas que foram utilizadas, recomendo que leia o tutorial "Crie uma xícara de café semi-realística com o poderoso software gráfico Inkscape". Basicamente, tudo que consta no tutorial também foi empregado na elaboração desta arte.

Todo o desenho, detalhe por detalhe, inclusive o cenário, são formados por gráficos vetoriais. A imagem também simula o efeito fotográfico de desfoque obtido com lente de abertura f/1.2 (efeito Bokeh).

Acompanhe os screenshots abaixo:
.


O primeiro passo foi criar e trabalhar com o formato da caneca (acima)




Depois veio a área onde seria trabalhada a imagem do líquido




Agora, já procurei atribuir um coloração mais próxima da real possível, ao desenho que formaria o chopp dentro da caneca de vidro.



A próxima etapa foi começar a trabalhar na aparência do vidro. Trata-se de um item desafiador, já que eu estava desenhando um objeto cujo objetivo seria atingir uma aparência mais real possível. Sendo o vidro um objeto sólido e transparente, teria que simular algumas de suas propriedades como refração e a reflexão. O resultado da base da caneca está acima.



Agora chegou a vez de trabalhar com a alça da caneca.



Adicionado a espuma e alguns efeitos de sombra e iluminação. Lembra da história da refração e reflexão? Pois bem, a ideia é mais ou menos essa acima. Veja que o desenho já está convincente e bem bacana.



Minha próxima etapa foi acrescentar centenas de bolhas de gás carbônico.



Chegou a vez das gotículas de umidade no exterior da caneca. Aqui você deve estar estranhando as centenas de gotas amarelas, quando na realidade essas gotas deveriam ter sido feitas transparentes. Sim, isso é verdade. Nesse caso, o que fiz foi simular uma ilusão de ótica. Gotas amarelas sobre um fundo amarelo, o que temos é algo que seu cérebro interpretará como sendo transparente.

O cenário foi um item trabalhado isoladamente. Tudo foi desenhado no Inkscape e depois aplicado vários níveis de desfoque, simulando uma lente de câmera com alta abertura. Por fim, foi acrescido efeitos de iluminação, que nada mais é do que vetores com transparências e desfoques.

Abaixo está a imagem finalizada, com a visualização em aramado do Inkscape:





E então? Gostou? Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo. Fique por dentro das atualizações do blog: