domingo, 8 de setembro de 2013

As retículas dão o show

Aqui, neste link, você pôde acompanhar como criar efeitos reticulados em suas fotos.

Este artigo pode ser considerado uma extensão do primeiro. Agora você verá como fazer uma forma de retícula com jeitão bem artístico - extremamente moderna e muito bacana - capaz de atribuir um estilo pra lá de especial naquela foto sua que você acha que não ficou muito legal.

No final o resultado será como este daqui:




1. Abra a foto que será manipulada no Gimp


2. Na aba de camadas, clique com o botão direito do mouse sobre a única camada existente e escolha a opção 'Duplicar camada'.


3. Na camada duplicada, ou seja, na camada de cima, modifique o modo de exibição para 'Adicionar'.



4. Selecione a camada debaixo (1). Vá no menu 'Filtros > Distorções > Retícula...' (2)


5. Defina as opções de retícula conforme mostra a imagem abaixo.


6. Ainda trabalhando na camada de baixo, vá ao menu 'Cores > Dessaturar...'. Escolha 'Luminosidade', conforme mostra a janela abaixo. 


7. É possível que a imagem tenha ficado muito clara, conforme pode ser visto abaixo.


Vá no menu 'Cores > Níveis...'. Nos níveis de entrada, mova a setinha preta que está na estrema esquerda em direção ao centro.


Reduza o brilho da foto. Vá ao menu 'Cores > Brilho e Contrate...' e mova o controle deslizante de brilho para o lado esquerdo. No exemplo abaixo, o controle foi movido até o final. Mas isso não significa necessariamente que, na sua foto, a configuração abaixo tenha que ser mantida. O ideal é que você faça seus próprios ajustes para que a imagem apresente uma aparência bem bacana.


Veja como ficou:



Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo. Fique por dentro das atualizações do blog: