sábado, 24 de agosto de 2013

Escudos vetorizados de 24 times do Brasileirão



O Campeonato Brasileiro de Futebol teve início oficialmente em 1971, na época com o nome de Campeonato Nacional de Clubes. Entretanto, em 2010, a CBF unificou todos os títulos nacionais antigos. Com isso, a antiga Taça Brasil, de 1959, passou a ser considerada a 1ª edição.

Hoje o Campeonato Brasileiro, conhecido popularmente como "Brasileirão", é a principal competição entre clubes de futebol do Brasil. O torneiro já recebeu vários nomes, tais como Taça de Prata, Campeonato Nacional de Clubes, Taça de Ouro, Copa Brasil, Copa União e a partir de 1989, como Campeonato Brasileiro de Futebol, ainda em 2000 como Copa João Havelange.

A partir de 1971, o torneio teve como primeiro campeão o Bahia. A partir de 2003, quando adotou o sistema de pontos corridos, o campeonato teve como primeiro campeão o Cruzeiro Esporte Clube. Hoje, enquanto a edição de 2013 ainda está em andamento, temos como maior campeão o São Paulo, com 6 títulos, seguido pelo Flamengo e Corinthians, com 5 títulos e o Palmeiras e Vasco com 4 títulos (considerando o início do Campeonato Brasileiro em 1971). Considerando a unificação com os títulos nacionais desde a Taça Brasil, em 1959, os maiores campeões são o Palmeiras e o Santos, com 8 títulos, seguido por São Paulo, com 6 títulos e Flamengo e Corinthians com 5 títulos.

O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dá acesso ao seu campeão, vice, terceiro e quarto colocados à Taça Libertadores da América.


Em 2000, não houve Campeonato Brasileiro oficialmente, mas o torneio organizado pelo Clube dos 13 disputado naquele ano, chamado Copa João Havelange, foi posteriormente reconhecido pela CBF como substituto equivalente ao Campeonato Brasileiro.

Uma das características do Campeonato Brasileiro foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Após ter sido aprovado no Congresso Nacional o "Código do Torcedor", a CBF fez um planejamento que visava organizar o confuso calendário do futebol nacional. Reduziu o tempo disponível para as competições estaduais e adotou o sistema de turno e returno como forma de disputa. Como esse sistema exige muito tempo do calendário, também foi reduzido o número de competidores em 2004, que eram 24, para 22 em 2005 e 20 em 2006, tanto na Série A (Primeira Divisão) como na Série B (Segunda Divisão). Para a Série C, a partir de 2009, com a criação da inédita Série D, o número de clubes igualou-se aos das Séries A e B, embora com formato de disputa distinto. Já a Série D conta com 40 clubes, adotando o sistema de eliminatórias regionais e depois "mata-mata" até as últimas fases, para que times pequenos e com baixo orçamento tenham chance de competir.

Até 2011, apenas três clubes disputaram todas as edições da divisão principal: Cruzeiro, Internacional e Flamengo. O Santos e o São Paulo também nunca foram rebaixados, mas em 1979 se recusaram a participar do Brasileiro ao terem seus pedidos de entrarem apenas na fase final recusado depois de alegarem que a competição daquele ano tornava o calendario demasiado apertado.

Em 2006 foi considerado como o 5º melhor campeonato nacional de futebol do mundo pela IFFHS (International Federation of Football History & Statistics - Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol). A IFFHS é uma organização reconhecida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) que é responsável por administrar e divulgar todos os recordes do futebol, bem como também suas estatísticas.

Para você, que é fanático por futebol e fiel torcedor do seu time, o Blog Valeu Cara traz para você um arquivo vetorizado com 24 escudos de clubes do Brasileirão. Confira abaixo os clubes que fazem parte do nosso pacote: 

Atlético Mineiro

Atlético Paranaense

Bahia

Botafogo

Corinthians

Coritiba

Criciúma

Cruzeiro

Figueirense

Flamengo

Fluminense

Goiás

Grêmio

Internacional

Náutico

Palmeiras

Paraná

Ponte Preta

Portuguesa

Santos

São Paulo

Sport

Vasco

Vitória

Atenção, baixando esta obra, você concorda que os desenhos de cada logo que estão no arquivo e a obra de arte que você está prestes a transferir é de propriedade intelectual do autor e / ou titular da marca, pertencendo ao indivíduo que a produziu ou a empresa ou instituição a qual representa. Este conteúdo está sendo oferecido a você como uma conveniência para o uso legal, usada essencialmente para fundamentar artigos de fins educativos. Você concorda que a obra de arte que você irá baixar será utilizada para uso não-comercial, sem infringir os direitos do autor e / ou titular da marca. Qualquer outro uso deste conteúdo pode ser violação dos direitos do autor.

Clique para
Baixar

Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo. Fique por dentro das atualizações do blog:
  • Siga-me no Twitter.
  • Cadastre-se e receba novidades do blog Valeu Cara por email.
  • Assine nosso RSS e receba novidades via feed.