segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Inkscape: mova objetos com degradê sem ter dor de cabeça

As imagens acima mostram duas janelas do Inkscape. No alto, uma elipse em que foi aplicado um efeito de gradiente, se posiciona à esquerda do documento.  Abaixo, a elipse foi ligeiramente movida para a direita de seu posicionamento inicial. Observe que o gradiente permanece inalterado em relação ao documento, mas torna-se afetado em relação ao seu posicionamento dentro do objeto, resultado que nem sempre é o que queremos.

Um recurso nativo do Inkscape que costuma causar pânico para usuários iniciantes é o ajuste de gradientes em preenchimentos e contornos quando se decide mover um objeto de lugar.

A tormenta geralmente se inicia quando o usuário cria um objeto na tela, aplica-lhe um efeito de preenchimento e, depois de atingir o resultado desejado, decidir mover o objeto de lugar, seja à direita, à esquerda, acima ou abaixo de sua posição inicial.


O usuário perceberá que, ao fazer o deslocamento do objeto, o preenchimento gradiente não se desloca junto, conforme mostra as figura acima.

O que é um problema para muitos, trata-se de um recurso oferecido pelo Inkscape, que é capaz de manter um efeito gradiente em sua posição em relação à página, independentemente do posicionamento dos objetos.

Mas nem sempre é isso que queremos.

A solução para esse, digamos - "problema" - é muito simples! A resposta está nessa barrinha de ferramentas abaixo.


Para que os efeitos de preenchimento dos objetos criados (ou copiados e colados) passem e se mover juntamente com eles, basta manter ativo o terceiro botão dessa barrinha. O botão indica se os gradientes devem ou não ser ajustados juntamente com os objetos.


Abaixo o resultado. Com o botão ativo, o gradiente aplicado em nosso círculo passa a ser deslocado conforme a movimentação do objeto.