segunda-feira, 3 de maio de 2010

Crie certificados com belíssimos jogos óticos de guiloches

Certificados, títulos, certidões e diplomas são itens que geralmente não há muito o que fazer. Usados para atestar garantias, conclusões de cursos, títulos de propriedade, certificar ocorrências e uma infinidade de outras coisas, esses documentos geralmente seguem padrões de textos pré-definidos, de acordo com cada caso. O que costuma variar mesmo é a arte que cada instituição usa para dar uma identidade visual própria e atraente aos seus certificados fornecidos.

Enquanto a arte usada para elaborar alguns certificados são bastante simples, outros adotam recursos sofisticados de impressão. Cursos instrutivos e seminários geralmente adotam um modelo mais simplificado, enquanto que instituições de ensino acadêmico e profissionalizante costumam dar aos formandos certificados mais elaborados. Esses documentos usam impressão off-set especial e elementos anti-cópia como aplicação de verniz em áreas isoladas, tinta fosforescente ou metalizada, impressão em relevo e, às vezes, até tarja holográfica e marca d'água.

A necessidade para um certificado usar esses recursos sofisticados de segurança justifica-se pelo fato de que certificações de cursos dessa natureza tendem a ser decisivos para a contratação no mercado de trabalho e exige-se sua apresentação como documentos comprobatórios de qualificação para as vagas de trabalho, seja através de concursos públicos ou pela contratação pessoal em empresas privadas. Possuir um diploma de determinados cursos também pode alavancar a carreira profissional ou até mesmo garantir um adicional no salário. No caso das certidões, trata-se de documentos dotados de fé pública que certificam determinada situação jurídica e constituem-se em prova da legalidade de posse, existência ou originalidade de um acordo, bem, contrato, acerto ou até mesmo da existência de um pessoa, como é o caso das certidões de nascimento. Daí explica-se a necessidade de garantir a autenticidade desses documentos e inviabilizar a tentativa de fraudes.

Se você já encarou a necessidade de criar um certificado ou uma certidão com um mínimo de recursos de segurança e um aspecto profissional, já deve ter percebido que o negócio não é assim tão fácil. A tarefa exige certos conhecimentos de artes gráficas além de uma boa dose de paciência.

Bom, se o problema é a arte, o blog Valeu Cara irá facilitar a sua vida com esses preciosos arquivos. Ao todo são 14 lindíssimos modelos de certificados completamente vetorizados e que formam jogos óticos de guiloches - linhas finíssimas entrelaçadas e dispostas de forma a criar figuras geométricas, rosetas, texturas, efeitos e padrões de tonalidades de cor.

Muito além da beleza visual, essas milhares de linhas entrelaçadas constituem-se num dos recursos de segurança que devem ser empregados na elaboração de uma arte que possua elementos anti-cópia. Isso porque após ser impresso, ao passar por um scanner ou uma foto-copiadora, o resultado da digitalização tende a sofrer um desfoque leve, porém o suficiente para resultar em falhas nas linhas e borrões, o que vem indicar que o documento não é original. A impressão desse tipo de serviço deve ser feito em gráfica especializada. Para impressões de pequenas tiragens o ideal é o uso de impressora laser. Jato de tinta nem pensar. Apesar da tecnologia usada nessas impressoras ter evoluído bastante nos últimos tempos, o sistema de impressão das jatos de tinta não são apropriados para o guiloche. Por outro lado, a impressão laser usa uma tecnologia que proporciona um resultado satisfatório para esse tipo de trabalho. Mas isso é somente para os casos em que a baixa tiragem não justifica a impressão numa gráfica especializada, o que seria ideal.

Pois bem, para baixar os arquivos com os fantásticos modelos de certificados, clique no link abaixo. Todos os arquivos encontram-se em formato do Inkscape.