sábado, 24 de abril de 2010

Planos de fundo de segurança anti-cópia para impressos profissionais





Planos de fundo e outros motivos para impressão de elementos de segurança são materias nem sempre fáceis de se obter e geralmente ficam confinados aos computadores de bureaus especializados.
Os chamados guiloches formam um dos elementos mais usados em impressos de segurança, como certificados, ingressos, atestados, vales, etc. Trata-se de materias produzidos com técnicas de impressão altamentes especializadas, compostos por linhas contínuas entrelaçadas, dispostas em figuras geométricas. Esses materais geralmente estão associados com a impressão irisada, também conhecida por impressão "split duct". Trata-se de um processo de coloração, utilizado na impressão offset, em que se obtém variações de tonalidades de cores através de minúsculas linhas multicoloridas, sem o uso dos processos comuns de degradês. A técnica destina­‑se a proteger documentos de segurança contra a separação de cores ou a cópia ao misturar progressivamente as cores.
Dessa forma, as imagens e os motivos impressos geralmente dão origem a falhas após a tentativa de cópia ou reprodução com scanner, devido ao efeito de desfoque (efeito blur). Ao usar um scanner, as micro linhas tendem a falhar e a misturarem-se, apresentando imagens perceptivelmente fraudelentas. Um posterior impressão em jato de tinta piora ainda mais a situação.
O Blog Valeu Cara traz agora para você um pacote contendo 22 motivos de planos de fundo de segurança. Podem ser usados como planos de fundo de certificados, documentos oficiais, ingressos, etc. Alguns dos modelos também são excelentes para serem usados na proteção de ofícios confidenciais e envelopes que precisam transitar nas mãos de terceiros até chegar ao destinatário. Um documento envelopado contendo um fundo impresso com essas linhas de segurança geralmente tornam qualquer tentativa de visualização das informações através da luz solar uma tarefa praticamente impossível.
Uma observação importante! Apesar dessas linhas contínuas entrelaçadas constituirem um item de segurança para materiais impressos, o seu efeito só se tornará efetivo em conjunto com a impressão em uma gráfica especializada, capaz de produzir impressos de altíssima resolução. Além disso, deve ser observado que o uso desse recurso isoladamente não garante a segurança total contra fraude. Os planos de fundo tratam-se apenas de um recurso de segurança visual. Para uma maior segurança anti-cópia de materiais impressos, devem ser adotadas outras medidas, que podem ser desde o uso de tintas fosforescentes, estampagem em relevo e marca d'água até o uso de selos holográficos, tarja magnética, chipes, etc. Cada caso vai de acordo com a necessidade de dificultar a cópia.
Todos os arquivos de planos de fundo de segurança anti-cópia estão em formato *svg, nativo do Inkscape. Bom proveito!